Negócio inclui inspeções, peças e reparos de 41 turbinas a gás, três a vapor e 13 geradores, para manutenção das termelétricas
Braço de serviços de energia da gigante americana General Electric (GE), a GE Power firmou nesta segunda-feira (16) um contrato de mais de US$ 300 milhões com a Petrobras no Brasil para dar suporte a geradores de 11 termelétricas por quatro anos. Assinado em dezembro do ano passado, o acordo é o maior negócio de geração de energia da GE na América Latina.
O negócio inclui inspeções, peças e reparos de 41 turbinas a gás e três a vapor GE, além de 13 geradores da GE, que a Petrobras opera nas 11 usinas desde 2001. As termelétricas representam cerca de 80% da base instalada da Petrobras e geram 4,3 gigawatts (GW).
Em nota, Alexsandro Silva, gerente geral de suporte à operação de ativos de energia da Petrobras, afirmou que a transação com a GE deve ajudar a companhia a realizar as interrupções programadas nos próximos quatro anos, além de aumentar as economias em manutenção da estatal durante a vigência do contrato.
A GE também está operando com a empresa Centrais Elétricas de Sergipe S.A. (CELSE) em uma usina de ciclo combinado, situada em Barra dos Coqueiros, município da região metropolitana de Aracaju (SE). O projeto vai incluir três das turbinas a gás 7HA da GE, mais turbinas a vapor, gerador de vapor de recuperação de calor e transmissão de energia.