G7 reivindica condições para o processo de fusão entre Cosan e ALL

Publicado em
28 de Maio de 2014
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Grupo apresenta documento ao ministro dos Transportes nesta quinta-feira (29), em Curitiba

Nesta quinta-feira (29), as entidades do setor produtivo do Paraná que compõem o grupo conhecido como G7 (Fiep, Faep, Fecomércio, Fetranspar, Ocepar e ACP), juntamente com o governo do Estado, entregarão um documento que trata da fusão da Cosan com a ALL ao ministro dos Transportes, César Borges. “O objetivo é garantir que, se efetivada essa fusão, o contrato aborde alguns itens que asseguram investimentos da empresa no Paraná”, explica o diretor executivo da FETRANSPAR (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná), Honório Olavo Bortolini.

Entre as condições que o grupo solicita que sejam inseridas no processo de aprovação e negociação da fusão estão: investimentos para modernização do trecho ferroviário entre Guarapuava e Ponta Grossa (Estação Desvio Ribas); reativação e modernização do trecho ferroviário entre Maringá e Cianorte com extensão a Campo Mourão à malha ferroviária existente; melhoria da estrutura da ferrovia no trecho da Serra do Mar para aumentar a capacidade de tráfego de cargas; além de outras questões de ordem econômica e comercial.

O projeto de fusão é carente de informações sobre os investimentos e os possíveis efeitos monopolísticos que venham ocorrer com esse processo. Há uma expectativa com relação aos investimentos no setor ferroviário paranaense e o setor produtivo quer assegurar investimentos essenciais ao desenvolvimento do Estado, que são fundamentais para o escoamento da produção agrícola e industrial.

Fusão

A Cosan, maior conglomerado de açúcar e etanol do país, fez uma proposta de fusão da Rumo, sua subsidiária do setor de logística, com a América Latina Logística (ALL), empresa líder no transporte ferroviário nacional. Juntas, Rumo e ALL formarão uma gigante do setor de transportes com potencial de receitas anuais de R$ 2 bilhões.

A ALL opera uma malha ferroviária de 12 mil quilômetros de linhas e é detentora de quatro contratos de concessão distintos, abrangendo as malhas Sul, Oeste, Norte e Paulista. A Rumo tem oito terminais de carga e descarga e um terminal no Porto de Santos.

 

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