Funcionário motivado produz até 50% a mais

Publicado em
27 de Abril de 2010
compartilhe em:

Trabalhadores motivados são 50% mais produtivos.  A constatação é da consultoria Right Management, que ouviu 30 mil pessoas de 15 países. A pesquisa constatou ainda que a recompensa salarial não é o único fator decisivo para satisfazer um funcionário, e sim, benefícios sociais, simbólicos e não materiais.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na comunidade financeira? Assine gratuitamente a nossa newsletter diária e receba os destaques em sua caixa de e-mail. 
De acordo com o levantamento, muitas companhias ainda não perceberam que investir na qualidade de vida do empregado é muito mais que um gasto, é um investimento, no qual o retorno é visível e rápido.

Exemplos

Um dos cases mais conhecidos é da empresa Google, que está no mercado desde 1998, e por vários anos, foi considerada a melhor empresa para se trabalhar, segundo análises realizadas pelo GPTW (Great Place to Work), instituto americano responsável pela realização de pesquisas focadas na motivação dos colaboradores .

O grande diferencial do Google está na valorização dos funcionários. A organização investe em benefícios adicionais como academias de ginástica, salas de massagem, área para entretenimento e lanches no meio da tarde para garantir a satisfação e qualidade de vida dos colaboradores, e assim, aumentar a produtividade.

Existem empresas empecializadas em atividades motivacionais.  O chamado Endomarketing tem o objetivo promover a motivação dos colaboradores e garantir o compromisso com a empresa, focar nos objetivos e valores. Para isso, existem programas que  propõe o bem estar tanto físico quanto psicológico do funcionário, com ginástica laboral, massagens terapêuticas, ginástica funcional, pilates, ioga, programa de nutrição e eventos sobre qualidade de vida. .

Outro conceito utilizado é o marketing interativo, que contribui para o relacionamento inter-pessoal, reforço de lideranças, desenvolvimento de novas competências e melhora do clima organizacional.

Para os consultores da Right Management, o mercado caminha para uma sociedade em que grande parte dos profissionais são trabalhadores do conhecimento, que não requerem controles de horários e tarefas, mas sim estímulos à criatividade.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.