Após o fechamento do pregão, as ações chegaram a cair 8,6%, mas mercado não vê grandes problemas
A Amazon registrou um lucro líquido de US$ 2,13 bilhões (US$ 4,23 por ação) no terceiro trimestre de 2019, o que representa uma queda de 26% em relação ao mesmo período do ano passado.
Após o fechamento do pregão, as ações chegaram a cair 8,6%. Mas na manhã desta sexta-feira (25), a queda amenizou e os papeis caiam 3,7% às 10h30.
Entre os principais aspectos que impactaram o lucro estão o aumento de 26,4% das despesas operacionais, para US$ 66,8 bilhões, pressionadas principalmente pelo serviço “Amazon Prime”, especificamente a parte que concede ao cliente frete grátis em um dia.
PUBLICIDADE
O custo de frete da Amazon subiu 46% no mundo quando comparado ao mesmo período de 2018, chegando a US$ 9,6 bilhões.
Este aumento das despesas também aconteceu devido a alta de 25% dos custos de vendas (para US$ 41,3 bilhões), de 44% das despesas com marketing (para US$ 4,75 bilhões) e alta de 28,4% dos custos com tecnologia e conteúdo (para US$ 9,2 bilhões) – muitos investimentos que impactaram diretamente o resultado final da companhia.
De acordo com Brian Olsavsky, diretor financeiro da empresa, a Amazon excedeu os US$ 800 milhões que disse que gastaria no segundo trimestre para implantar a entrega de um dia. Além disso, ele apontou um grande investimento adicional no terceiro trimestre e alertou que há mais custos por vir.
“Então, ao entrar no quarto trimestre, teremos uma despesa de quase US$ 1,5 bilhão devido ao valores de frete, que é essencialmente o custo do transporte, o preço por expandir nossa capacidade de logística”, afirmou na teleconferência de resultados.
Embora a empresa tenha deixado a desejar em relação ao lucro, a receita líquida total da Amazon subiu para US$ 69,98 bilhões – uma alta de 23,7%.
Ainda, as vendas líquidas aumentaram 24%, para US$ 70 bilhões no terceiro trimestre, em comparação com US$ 56,6 bilhões no mesmo período de 2018.