Freio pneumático é principal problema verificado em caminhões

Publicado em
26 de Março de 2013
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Durante as avaliações gratuitas do Programa Caminhão 100% em 2012, realizadas na Rodovia Presidente Dutra, o sistema de freio pneumático foi o item que apresentou maior problema, comprometendo a segurança nas estradas.

Os itens que mais apresentaram defeitos foram o sistema de freio pneumático e cubos de rodas nas checagens gratuitas do programa Caminhão 100%. Dos 111 caminhões que passaram pela avaliação do freio pneumático, 25% estavam com algum tipo de problema. Dos 2277 cubos de rodas avaliados, 16% precisavam de reparos. “Graves acidentes podem acontecer devido à falta de manutenção preventiva do freio pneumático e nos cubos de rodas de caminhões”, afirma Antônio Gaspar de Oliveira, responsável pelas avaliações gratuitas do programa e diretor do Sindirepa – SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos de Acessórios do Estado de São Paulo).

Além da questão da segurança nas estradas, Gaspar chama a atenção sobre o maior custo da reparação corretiva. “Com o tempo, a graxa que gira no meio do rolamento perde sua propriedade de lubrificação. Caso não seja feita manutenção, há desgaste prematuro nos rolamentos, bem como em outras peças, encarecendo o reparo”, ressalta.

Promovidas de janeiro a novembro de 2012, na Rodovia Presidente Dutra, nas cidades de Resende, Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, e em Guaratinguetá, Roseira e Guarulhos, no Estado de São Paulo, as avaliações também identificaram problemas em vazamento de motor, barra de direção e opacidade.

O programa Caminhão 100%, desenvolvido pelo GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, em parceria com o Grupo CCR Nova Dutra, concessionária responsável pela Rodovia Presidente Dutra, tem como finalidade conscientizar motoristas de caminhões sobre a importância da manutenção preventiva. Desde sua criação, em 2008, já foram promovidas mais de 27 avaliações gratuitas em mais de 2,3 mil caminhões em diversos pontos da rodovia, onde foram checados vários componentes da parte mecânica e de segurança.

 

Calendário das avaliações gratuitas mensais Caminhão 100%  para 2013

 

DATA

LOCAL

27 e 28 de Março

Posto Sakamoto II – Guarulhos - SP

Rodovia Presidente Dutra, km 210,5 - Pista Sul

24 e 25 de Abril

Posto Graal Embaixador – Resende - RJ

Rodovia Presidente Dutra, km 299 - Pista Sul

22 e 23 de Maio

Posto Arco Íris – Roseira – SP

Rodovia Presidente Dutra, km 81,9 - Pista Norte

26 e 27 de Junho

Posto Graal Embaixador – Resende - RJ

Rodovia Presidente Dutra, km 299 - Pista Sul

17 a 20 de julho

Festa do Carreteiro (Basílica de Aparecida)

Av. Dr. Júlio Prestes s/n° Ponte Alta – Aparecida – SP

23 a 25 de Julho

Festa do Caminhoneiro (Posto Sakamoto II) Rodovia

Presidente Dutra, km 210,5 - Pista Sul

28 e 29 de Agosto

Posto Graal Embaixador – Resende - RJ

Rodovia Presidente Dutra, km 299 - Pista Sul

25 e 26 de Setembro

Posto Arco Íris – Roseira – SP

Rodovia Presidente Dutra, km 81,9 - Pista Norte

30 e 31 de Outubro

Posto Graal Embaixador – Resende - RJ

Rodovia Presidente Dutra, km 299 - Pista Sul

27 e 28 de Novembro

Posto Sakamoto II – Guarulhos - SP

Rodovia Presidente Dutra, km 210,5 - Pista Sul

 

A importância da manutenção preventiva do escapamento do caminhão


Um dos itens que deve ser verificado pelos motoristas é o sistema de escapamento, conjunto de peças, entre outras, que são checadas na inspeção ambiental veicular. “Se for identificado algum problema na inspeção, peças soltas ou partes desgastadas, o veículo é rejeitado”, adverte Henry Grosskopf, gerente de Engenharia de Produtos da Tuper Escapamentos e Catalisadores. 

Ele explica que solavancos em pisos irregulares e a própria vibração do motor podem levar à fadiga as peças do sistema de exaustão dos caminhões. “Além disso, podem ocorrer problemas de corrosão da parte externa do escapamento para a interna já que o diesel, ao contrário do etanol e da gasolina, é menos corrosivo”, enfatiza.

Para evitar transtornos, os caminhoneiros podem colocar o veículo em uma rampa e efetuar a verificação visual do escapamento para ver se há algum problema aparente, como quebra de suportes ou trincas nos tubos e silenciosos ou procurar uma oficina de confiança para fazer o reparo e a troca das peças para que o veículo seja submetido novamente à inspeção. “Isso gera transtorno e prejuízo ao caminhoneiro que precisa do veículo em ordem para trabalhar. Esse contratempo pode ser evitado se o motorista fizer uma revisão no veículo em uma oficina de confiança antes de passar na inspeção ambiental veicular”, comenta Grosskopf.

Ao substituir peças danificadas do conjunto de escapamento, a recomendação é efetuar a troca por componentes de qualidade e compatíveis com o modelo do veículo para não comprometer a funcionalidade do sistema. Somente em modelos muito antigos e que não há peças específicas no mercado de reposição é que são feitas algumas adaptações. “Evite soldar ou amarrar o escapamento para não correr o risco das peças caírem quando o veículo estiver em movimento, podendo causar acidente na estrada”, ressalta.

Catalisador 
Apenas os veículos mais modernos possuem catalisador. Desde 2012, para atender às normas do Euro V (Proconve 7), os caminhões contam com um novo sistema de pós-tratamento de emissões. Agora, o sistema de exaustão dos caminhões tem tratamento químico e adição de aditivo para garantir a redução de emissões de poluentes. “Trata-se de um sistema eletrônico com produtos de alta tecnologia embarcada que permite a purificação dos gases resultantes da combustão do diesel nos motores, com benefícios significativos para o meio ambiente”, finaliza.

 
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