Fortaleza: volume de cargas cresce 25,7%. Transnordestina incrementa resultado

Publicado em
17 de Maio de 2010
compartilhe em:

A CDC (Companhia Docas do Ceará) acaba de anunciar que graças ao fato de o Porto de Fortaleza ser a porta de entrada dos trilhos da Ferrovia Transnordestina foi possível incrementar as movimentações de carga no complexo durante o primeiro quadrimestre deste ano.

Conforme anunciado, de janeiro a abril, o porto cearense transportou um volume total de 1.350.660 toneladas de cargas, entre importação e exportação. Este montante significa um crescimento de
25,76% em relação ao mesmo período do ano passado. Do total movimentado no quadrimestre, foram 258.076 toneladas de carga geral, 690.683 toneladas de granéis líquidos e 401.901 toneladas de granéis sólidos.

De acordo com Telma Leite, coordenadora Comercial da CDC, no segmento carga geral - no qual estão inseridos os trilhos para a Transnordestina - o crescimento dos primeiros quatro meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado foi de 43,10%.

Somente de trilhos, entre fevereiro e abril deste ano, chegaram 71 mil toneladas, das 77,7 mil toneladas de incremento observado no quadrimestre. Além disso, o incremento no volume deve-se também à movimentação de cargas conteinerizadas, como o arroz, sal, banana, manga, melão, minérios diversos, asfalto, castanha de caju, granito, lingotes de alumínio e cerâmica, com um volume 28,60% maior.

Já o segmento de granéis líquidos contabilizou um aumento de 24,38% em relação ao primeiro quadrimestre de 2009. Os destaques foram os derivados de petróleo, óleo diesel, gasolina, GLP, entre outros. No período, a movimentação de granéis sólidos registrou crescimento de 18,77 %. O trigo foi o principal responsável por este resultado.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.