Ford caminhões bate recorde histórico de vendas

Publicado em
08 de Abril de 2010
compartilhe em:

A Ford Caminhões registrou em março o melhor resultado de vendas de sua história, com 2.460 caminhões emplacados, segundo o Renavam, e uma participação de 18,4% no mercado brasileiro.

Somando a Transit, que também atingiu o recorde de 170 unidades no mês e participação de 7,1% no segmento, o volume total da marca foi de 2.630 unidades.

"Março foi um mês excepcional para a Ford Caminhões. Atingimos nosso melhor resultado tanto no atacado como no varejo e no Renavam. Os financiamentos via BNDES apresentaram um importante incremento em relação a fevereiro, com impulso na economia e um excelente trabalho de todo o nosso time e rede de distribuidores", comemora Oswaldo Jardim, diretor da Ford Caminhões.

Esse excelente desempenho também contribuiu para o resultado positivo do trimestre. A Ford Caminhões contabilizou a venda total de 5.838 unidades, crescimento de 46% em comparação com o mesmo período de 2009.

Já a Transit somou 406 unidades no trimestre - volume 163% maior em comparação com o ano passado, e uma participação de 6,4%, mostrando um crescimento de 1,7 ponto porcentual.

No total, a Ford Caminhões vendeu 6.244 unidades no primeiro trimestre, volume 50% maior que o de mesmo período em 2009, atingindo participação de 18,9%, ou seja, 0,6 ponto porcentual acima do ano passado.

Excluindo o segmento de extrapesados, do qual a marca não participa, a participação foi de 25%, ou 1,5% maior que em 2009.

A indústria também apresentou o expressivo número de 13.384 unidades em março e fechou o trimestre com 30.854 unidades negociadas, total 48% maior que o do ano passado.

Vendas de caminhões Mercedes-Benz sobem 80% no trimestre  (Canal do Transporte)  
                                
A Mercedes-Benz do Brasil comercializou 11.314 caminhões no primeiro trimestre. De acordo com balanço divulgado pela montadora, que contabiliza caminhões acima de 3,5 toneladas de PBT (peso bruto total), este volume foi cerca de 80% superior ao registrado no mesmo período de 2009.

Recordes - O destaque da Mercedes-Benz no trimestre ficou por conta de suas vendas em março. A montadora vendeu 4.682 caminhões no mês passado, o maior volume mensal da história da marca no país.


De quebra, no mesmo mês, a montadora bateu recordes históricos de vendas de pesados, com 1.383 unidades, e de semipesados (1.556 unidades). Entre os caminhões Mercedes-Benz mais vendidos em março, destacaram-se o Accelo 915 C e o semipesado Atego 2425, além dos pesados Axor 2544 e Axor 3344.


A empresa destacou ainda o expressivo crescimento das suas vendas de caminhões na região Centro-Oeste - no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2009. "No Distrito Federal, o incremento foi de cerca de 650%. Em Goiás, mais de 350% e no Mato Grosso do Sul, chegou a 225%", informa Joachim Maier, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil.


Mercado - As vendas do mercado total de caminhões no país também foram recordes em março, quando registram um volume mensal de 16.709 unidades comercializadas. Resultado este, segundo Maier, que confirmam a retomada do crescimento econômico do país.


Para o vice-presidente, o Brasil continua se destacando pelo reaquecimento do mercado interno. "Neste início de 2010, esse movimento é sentido, por exemplo, nos investimentos de infra-estrutura e construção civil; maior distribuição de carga pelo setor atacadista, motivada por aumento no consumo do comércio varejista; crescimento na demanda de carga nos diversos setores do agronegócio e do transporte de bebidas", analisa o executivo da montadora, para a qual o aumento nas vendas de caminhões também encontra respaldo nos programas de incentivo do governo federal para renovação de frota, como a isenção de IPI para caminhões até junho de 2010 e o Finame PSI (Programa de Sustentação do Investimento).

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.