Após ouvir o cliente e ir a campo para entender melhor suas necessidades, a Ford Caminhões (Fone: 0800.7033673) desenvolveu o Cargo 3031 8×2, primeiro modelo da marca com essa configuração, produzido na fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
O bitruck possui segundo eixo direcional original de fábrica e está disponível em versões com cabine simples ou leito, transmissão manual ou automatizada Torqshift e dois comprimentos de chassi: longo, com 5.300 mm, e extralongo, com 6.300 mm, o maior da categoria, ampliando o espaço útil para carga. Pode ser equipado também com tanque de combustível simples (275 L) ou duplo (550 L).
“O segundo eixo direcional instalado de fábrica melhora a dirigibilidade, além de aumentar a vida útil dos pneus. Assim como o quarto eixo, ele pode ser suspenso quando o caminhão está vazio, reduzindo o desgaste e o custo de pedágio”, declarou Luís Fernando Caldo, gerente de Engenharia de Chassis da Ford Caminhões.
Seu motor ISB 6.7, de 306 cv, é o mais potente da categoria até 7 litros e conta com a tecnologia de emissões SCR (Redução Catalítica Seletiva), que favorece a economia e a performance, segundo a empresa. Seus avanços incluem turbo com carcaça e rotor projetados para trabalhar com maior pressão, novos bicos injetores, filtro de ar e sistema de refrigeração de alta capacidade.
O novo Cargo 8×2 tem peso bruto total homologado de 29.000 kg e capacidade técnica de 30.150 kg. Pode ser equipado com diversos tipos de implementos, desde baú, carga seca, sider e guindaste até graneleiro e tanque, atendendo operadores logísticos, atacadistas, distribuidores e autônomos que buscam otimizar o rendimento da frota.
Destaque para a transmissão automatizada Torqshift (opcional), com recursos que otimizam o desempenho, a economia e a segurança do veículo, oferecendo mais conforto para o motorista. Além de dois modos de condução – Performance e Economia –, conta com piloto automático, função “Low”, assistência de partida em rampa e indicador de marchas no painel.
Em comparação às transmissões automáticas convencionais, a empresa garante que, além de maior economia de combustível, a Torqshift oferece menor custo de aquisição e reparo, com fácil manutenção. Seu disco de embreagem tem um revestimento sinterizado de cerâmica que aumenta em cinco vezes a vida útil, protegendo contra superaquecimento.
Segundo Oswaldo Ramos, diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford Caminhões, a nova transmissão automatizada vem sendo muito bem recebida pelo mercado e já responde por cerca de 50% das vendas dos modelos em que está disponível. Diante disso, a empresa anunciou também a ampliação da linha com o futuro lançamento de sete novos modelos Torqshift, com tração 4×2 e 6×4.
“Temos grandes condições de superar nossos concorrentes no valor custo-benefício, principalmente pelas vantagens da versão automatizada. Nossa meta é a liderança no segmento”, destacou Ramos.
O novo veículo complementa a Linha Cargo Power 2019, composta pelos modelos Cargo 1731 4×2, Cargo 2431 6×2, Cargo 2631 6×4 e Cargo 3131 6×4, também lançados este ano. Esta linha representa 40% do mix de produtos da Ford. Só o 8×2 corresponde a 20% desse montante. A empresa espera crescer 20% este ano em volume de vendas.
Desenvolvimento
O projeto do novo 8×2 envolveu mais de 200.000 km de rodagem em testes de desenvolvimento e durabilidade, além de 10.000 horas de simulações virtuais.
Uma das empresas que participaram do projeto-piloto foi a Expresso São Miguel, com matriz em Chapecó, SC, que roda o Brasil todo transportando carga fracionada. Segundo Ramos, a Expresso São Miguel destacou a calibragem da transmissão Torqshift, mais próxima da realidade dos caminhoneiros. Além disso, a Ford ganhou concorrência da Ambev e também conquistou o cliente neste quesito. “Nossa calibração é perfeita, parece que a marcha é mudada manualmente, permitindo reduzir o consumo de combustível e poupar o equipamento”, salientou.
Na prática
A novidade foi anunciada em Farroupilha, RS, no Campo de Provas da Randon, onde os jornalistas participaram do test-drive e conheceram todos os diferenciais do caminhão na versão automatizada. Além disso, puderam compará-lo, na prática, com seus principais competidores, o Atego, da Mercedes-Benz, e o Scania P310, que também estiveram disponíveis para teste. Os veículos estavam carregados com 15.000 quilos, permitindo avaliar a suspensão.
Pós-vendas
O lançamento do Cargo 3031 8×2 vem acompanhado de novas ações na área de pós-vendas. Uma das novidades é a ferramenta de diagnóstico rápido, que agiliza a solução de qualquer problema com o veículo no campo. O sistema utiliza um capacete com câmera, vários acessórios e conexão via celular para que os chefes de oficina dos distribuidores possam se comunicar diretamente com a engenharia da fábrica e solucionar qualquer dúvida técnica.
“Essa tecnologia permite que os especialistas da fábrica atuem sempre que necessário diretamente no campo, como se estivessem presentes na oficina do distribuidor, mas sem perda de tempo e com aumento de produtividade”, explicou Guilherme Teles, gerente de Marketing da Ford
Caminhões.
O Cargo 8×2 também já vem de fábrica com o sistema de telemetria Fordtrac ativado, que inclui funções de monitoramento e segurança, permitindo registrar os principais parâmetros de comportamento do motorista, como velocidade, frenagens e consumo de combustível. Futuramente, o serviço contará também com uma central de monitoramento para acompanhar o veículo em tempo real.
MERCADO
A indústria de caminhões passou por fortes oscilações nos últimos anos e, depois de chegar a mais de 150.000 unidades em 2013, caiu para cerca de 50.000 em 2016, segundo dados do Renavam. Em 2017 apresentou uma ligeira recuperação de 2,5%, para 51.561 unidades, e este ano projeta um crescimento de 40%, para cerca de 72.000 unidades. O segmento de caminhões com chassi rígido deve avançar 20% em 2018.