Fluxo em rodovias pedagiadas cresce 0,2% em fevereiro

Publicado em
16 de Março de 2010
compartilhe em:

Um levantamento realizado pela ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), em parceria com a Tendências Consultoria Integrada, verificou uma leva alta de 0,2% no fluxo de veículos nas estradas pegadiadas do País no último mês. Segundo os números, este incremento refere-se ao mês de janeiro deste ano.

Conforme divulgado, no mesmo período, a movimentação de veículos pesados aumentou 2,6% em relação ao mês anterior. Bernardo Wjuniski, economista da Tendências, explica que "o incremento no fluxo dos pesados reflete a melhora da produção industrial e o início do escoamento da safra agrícola".

Segundo ele, o resultado vem em linha com o crescimento da indústria de 1% registrado pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em janeiro deste ano contra dezembro de 2009. "Essa tendência se confirma de maneira mais clara ainda em São Paulo, que concentra boa parte da produção industrial, principalmente de bens de consumo, segmento que tem liderado a recuperação da atividade. Em fevereiro, São Paulo puxou o resultado geral do índice para cima", argumenta.

Entretanto, em fevereiro, o fluxo de veículos leves apresentou retração de 0,7%. "Este mês teve três dias úteis a menos do que o mês anterior. Foram apenas 15 dias úteis, e isso impactou a movimentação de pessoas nas estradas, abaixo da sazonalidade", justifica o economista.

Comparando ao mesmo período do ano passado, o índice total apresentou expansão de 6%. Individualmente, a movimentação de veículos pesados cresceu 11,9% e o de leves apresentou alta de 4,3%. 

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.