Fiscalização multa 2.345 caminhões de carga

Publicado em
08 de Novembro de 2012
compartilhe em:

A Secretaria municipal de Transportes, com o apoio da CET-Rio e da Guarda Municipal, deu início nesta terça-feira a uma operação para fiscalizar o tráfego de veículos de transporte de carga em vias com restrição. No total, 2.345 caminhões e outros veículos de carga foram multados na ação, que se estendeu das 6h às 10h e das 17h às 20h. A fiscalização continua na quarta-feira e, promete a secretaria, será permanente.

As equipes nas ruas registraram ontem 964 infrações ao artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por transitar em locais e horários não permitidos por regulamentação. Outras 1.381 multas foram aplicadas por radares. Além disso, 15 veículos foram rebocados por falta de documentação ou por conduzirem pessoas dentro do baú. Os fiscais apreenderam ainda 15 documentos que estavam vencidos.

Na primeira meia hora de fiscalização, mais de 20 caminhões foram parados somente na esquina da Rua Barão de Tefé com a Avenida Venezuela, no Centro. Todos os veículos em situação ilegal foram multados, e aqueles que apresentaram irregularidades mais graves — como falta de equipamentos e documentação — foram rebocados.

Peixes sem refrigeração
De manhã, a operação flagrou algumas infrações gravíssimas. Caso de um caminhão sem documentação, que carregava peixes num baú não refrigerado. E ainda de outro veículo sem nota fiscal, disfarçado de caminhão de mudança, também com carga perecível.

— Essa ação é muito importante, porque os veículos de carga pesada, além de serem grandes, são lentos e atrapalham a mobilidade de outros veículos. Se ele for de carga e descarga, ainda é capaz de parar nas vias e provocar grandes retenções — afirmou o novo secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório.

Participaram da ação 80 agentes da Guarda Municipal, 40 da CET-Rio e dez da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop). A circulação de caminhões e de veículos de carga e descarga é proibida entre 6h e 10h e entre 17h e 20h, de segunda a sexta-feira, no polígono delimitado pelo Decreto 29.231, de abril de 2008. Os limites passam por vias do Centro, da Zona Sul, da Zona Norte, da Barra e de Jacarepaguá. A multa para veículos de carga que trafegam fora do horário permitido é de R$ 85.

Ação teve 25 barreiras
Os agentes atuaram com equipes móveis em 25 pontos de bloqueio. Em alguns locais, também foram realizadas vistorias para a conferência da carga transportada. A iniciativa conta com 28 equipamentos de fiscalização eletrônica. Painéis de mensagens também estão sendo usados para reforçar a ação.

Segundo a Secretaria de Transportes, as restrições não se aplicam a veículos de socorro, transporte de mudanças residencial, e de combustíveis e lubrificantes que abastecem os aeroportos. Motoristas aprovaram a fiscalização, mas se mostraram reticentes quanto à eficiência da ação.

— Tirar os caminhões da rua na hora do rush, com certeza, pode melhorar o trânsito, mas acho difícil isso acontecer sem a realização de blitzes constantes — opinou o empresário Reginaldo Lagos.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.