Firjan: 30% das indústrias fluminenses já sofrem com a crise hídrica

Publicado em
27 de Janeiro de 2015
compartilhe em:

Pesquisa realizada pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) com 487 empresas revela que 30,6% delas já enfrentam problemas por conta do baixo nível nos reservatórios de água. Essas empresas empregam 59.849trabalhadores, aproximadamente 15% dos empregos industriais fluminenses.

Entre as empresas que foram afetadas, 50,3% afirmam que o principal efeito sentido foi o aumento do custo de produção. A solução mais citada por elas para reduzir os efeitos da escassez de água foi o controle do consumo, apontada por 57% dos entrevistados. Controle de perdas na rede de distribuição foi citado por 28,5% e reuso de água, por 25,8%.

Nos últimos dois anos, 56,7% das empresas já adotaram medidas para reduzir o consumo de água. Após a implementação dessas medidas, o resultado foi uma redução do gasto de água em 25,6%, em média.
Outra pesquisa divulgada em dezembro de 2014 pela Firjan já apontara a água como o quinto item de infraestrutura mais importante para as indústrias, citado por 27% dos entrevistados, a frente de portos (16%), ferrovias (14%) e aeroportos (6%).

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.