Fenatran começa hoje com “boas expectativas”, segundo organização

Publicado em
09 de Novembro de 2015
compartilhe em:

20ª edição da feira será realizada de segunda-feira a sexta-feira, no Anhembi, em São Paulo

Dilene Antonucci
Revista Carga Pesada

Começa nesta segunda-feira (9), em São Paulo, a 20ª Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga. Apesar de apenas duas grandes montadoras – DAF e Volvo – estarem entre os expositores, a organização do evento mantém boas expectativas quanto aos negócios. Iniciativa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da NTC&Logística, organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a feira vai até a sexta-feira (13), no Anhembi.

“Conseguimos reunir boas empresas do transporte rodoviário de carga com o objetivo de movimentar o mercado. Temos 320 marcas presentes e elas estão muito focadas em gerar negócios. Todas se esforçaram bastante para fazer com que os compradores venham à feira. Então, o resultado disso vai ser uma visitação mais qualificada”, avalia o gerente de marketing da Reed, Leandro Lara.revista-carga-pesada-fenatran

Ele considera que a decisão das demais montadoras de não participarem, tendo em vista o cenário econômico atual, “deve ter sido” difícil. “Sabemos que todas as empresas precisaram, primeiro, olhar para sua própria estrutura, fazer um planejamento de curto prazo para se adaptarem a uma situação de mercado que caiu drasticamente”, afirma.
Lara conta que a organização do evento desenvolveu vários projetos para garantir o sucesso da Fenatran. “Criamos a Caravana dos Compradores, o Congresso Fenatran. Também criamos o Premium Club, uma ação em que o expositor convida seu comprador vip. Nossa expectativa é de trazer 3 mil compradores por meio dessa ação”, declara. Na terça-feira, haverá uma rodada de negócios.

Questionado sobre o fato de que a feira não irá contar com as linhas de financiamento do BNDES, cujo prazo para negócios se encerraram no final de outubro, ele ressalta que os expositores encontraram alternativas. “Teremos os bancos aqui na feira, o Itaú, a Caixa e o Bradesco, que é um dos patrocinadores, e que estão trazendo linhas especiais para viabilizar os negócios. Desde o ano passado, o mercado entendeu que seria difícil contar com financiamentos do BNDES”, alega.

Para ele, no atual cenário, as empresas precisam “se reinventar”. “Apostamos nisso: que as empresas estão buscando inovações, encontrando novas tecnologias para serem mais eficientes. Elas vão se adaptar para venderem seus produtos sem o subsídio que tinham (do BNDES)”, ressalta. “Todas as empresa que optaram pela Fenatran como uma ferramenta de marketing e vendas entenderam que é preciso seguir adiante. Então, nossas expectativas são muito boas”, ressalta.

A Fenatran é aberta ao público das 13 horas às 21 horas.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.