Fazer boas apresentações - a deficiência, por Paulo Mubarack*

Publicado em
06 de Agosto de 2012
compartilhe em:

Poucos percebem a comunicação como uma necessidade. Aprender e ensinar TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO para gestores, estudantes, alunos de MBAs e executivos é uma ação fora da agenda. Poucas empresas de fato fazem este tipo de treinamento, pois não entendem a importância da comunicação e não conseguem determinar que a comunicação depende de quatro fatores: o comunicador, o público receptor, o conteúdo e a mídia que será utilizada. O conteúdo frequentemente não recebe a devida tradução para que os receptores entendam a mensagem dentro da sua lógica e do seu linguajar, a mídia é negligenciada (apresentações mal feitas, e-mails duvidosos etc.) e o comunicador nunca recebeu qualquer treinamento para comunicar. Executivos e outros níveis de gestores não conseguem apresentar boas ideias para seus superiores e tampouco conseguem treinar suas equipes por completa inapetência para a comunicação.

Talvez alguns nem sequer pensaram sobre o assunto e outros o consideram uma frescura, por isto poucas empresas demandam treinamento nesta área. Já organizei este curso para algumas empresas mais evoluídas e os resultados sempre foram animadores, principalmente para os participantes, que se sentem mais à vontade e mais seguros para suas apresentações. Antes do curso, sem qualquer preparo, pedimos aos participantes que preparem e façam a apresentação de um assunto para os demais. Filmamos cada apresentação, que deve durar entre cinco a dez minutos. O número de participantes normalmente fica ao redor de 12 pessoas. Depois das apresentações individuais, ministro o treinamento e na outra semana chamamos durante 10 minutos, individualmente, cada participante para discutir sua apresentação. Os resultados sempre são muito positivos e as pessoas adoram, porque descobrem seus erros, sabem como corrigi-los e não se sentem constrangidas.

Os ganhos? Além da motivação pessoal e do crescimento da autoestima dos participantes, deixamos de perder tempo precioso com apresentações enfadonhas e não abortamos boas ideias por erros grosseiros de comunicação.

Paulo Ricardo Mubarack

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.