Explosão de caminhão na BR-290 danificou estrutura de ponte no RS

Publicado em
01 de Março de 2012
compartilhe em:

A explosão de um caminhão que transportava um produto químico na BR-290 (freeway) na noite de terça-feira (28) danificou a ponte sobre o Arroio Barnabé, em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo a Concepa, empresa que administra a rodovia, parte da estrutura da ponte está comprometida. Assim, duas das três pistas da rodovia ficarão bloqueadas por tempo indeterminado na altura do km 81.

Uma equipe de engenheiros especializada em pontes e viadutos vistoriou o local do acidente nesta quarta-feira (29). De acordo com o laudo divulgado pela Concepa, foi detectada uma perda das propriedades mecânicas dos materiais que compõe a obra, em função das altas temperaturas das chamas.

Para garantir a segurança do tráfego no local, a empresa fez a sinalização para o estreitamento em uma faixa de trânsito, na via da esquerda, com a redução de velocidade para 40 km/h. Nos próximos sete dias, deve começar o escoramento do lado direito da ponte, em cerca de 25% da estrutura. Depois disso, será possível retomar o fluxo nas três faixas de tráfego, ainda com velocidade reduzida. Feito isso, os engenheiros poderão projetar a solução para restabelecer as condições originais da obra.

Também nesta quarta, técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) avaliaram os danos causados no meio ambiente no local pelo vazamento do produto químico metil-etil-cetona, com a qual o caminhão estava carregado. A empresa que fazia o transporte da carga será multada. "Não existe risco de contaminação do Rio Gravataí, mas contaminou o Arroio Barnabé e o solo. Conseguimos conter o vazamento. Vamos avaliar os danos e aplicar uma multa na empresa", disse ao G1 o presidente da Fepam, Carlos Fernando Niedersberg.


Motorista saiu ileso de explosão de caminhão na freeway (Foto: Tárlis Schneider/Agência Estado)

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.