Expansão dos fabricantes de caminhões passa pelo Brasil

Publicado em
22 de Setembro de 2010
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A MAN, terceira maior fabricante de caminhões da Europa, vai elevar suas previsões de resultados para o ano como um todo, no mês que vem, e a Daimler, a maior fabricante de caminhões do mundo, disse que haverá uma recuperação em seus lucros em razão do crescimento de mercados emergentes como o Brasil e a Rússia.

A MAN vai aumentar sua meta de retorno sobre as vendas quando os lucros do terceiro trimestre forem anunciados em outubro, segundo disse ontem o diretor financeiro, Frank Lutz, em um comunicado à imprensa. A Daimler afirmou que sua divisão de caminhões provavelmente terá lucro antes dos impostos e juros de ? 1 bilhão (US$ 1,3 bilhão), recuperando-se dos prejuízos de 2009.

As vendas da unidade Daimler Trucks cresceram 33% em oito meses, salto de 68% na América Latina e 76% na Indonésia, enquanto as vendas no Leste Europeu mais que dobraram, a partir de "um nível muito baixo", disse a companhia. As previsões da MAN agora parecem "bem conservadoras", na medida em que as encomendas superaram as vendas em todos os meses de 2010 até agora, e a "curva claramente aponta para cima, tanto na Europa com fora", disse Lutz na Hanover Trucks Show.

"Estamos passando por uma expansão" do mercado de veículos comerciais, disse Andreas Renschler, diretor da Daimler Trucks, durante uma entrevista separada a jornalistas na exposição.

O PIB do Brasil poderá crescer mais de 7% este ano e o crescimento da China poderá ficar na média de 8% ao ano até 2020. Isso se compara às previsões do Banco Central Europeu de que a economia da zona do euro vai crescer entre 1,4% e 1,8% em 2010.

Lutz e Renschler disseram que suas companhias fornecerão números mais específicos sobre as previsões de lucro operacional junto com os resultados do terceiro trimestre. A MAN disse que tem como meta crescimento da receita de mais de 10% e um retorno sobre as vendas, ou lucro operacional enquanto proporção da receita, igual aos 6% do primeiro semestre.

A receita da MAN poderá somar ? 15 bilhões, disse Lutz, contra os ? 12 bilhões apurados no ano passado. A atual previsão de retorno sobre as vendas é de pelo menos 6%, disse ele. "Esperamos uma melhoria clara da lucratividade e isso também deverá continuar em 2011", afirmou Lutz. A MAN "não tem visto sinais" de que a Volkswagen, sua maior acionista, pretende aumentar sua participação, disse Lutz.

Renschler previu na segunda-feira que as vendas de veículos pesados do setor crescerão mais de 50% até 2015, por causa dos mercados emergentes. A Daimler disse ontem que suas vendas de oito meses no Brasil, Rússia, Índia e China cresceram 64%. Esses países e os chamados Next 11 (os próximos 11 mercados emergentes mais promissores), responderam por 40% das vendas da Daimler no período, em comparação a 30% em todo o ano de 2009.

A unidade americana da divisão de caminhões da Daimler será lucrativa este ano, mesmo que o mercado não esteja conseguindo acompanhar as previsões de crescimento da companhia para a Alemanha, disse Renschler.

As vendas da MAN deverão atingir o recorde de 115 mil a 120 mil caminhões este ano, disse o executivo-chefe Georg Pachta-Reyhofen. Isso se compara aos 40.535 veículos vendidos no ano passado, quando as entregas caíram 58%. As vendas no Brasil poderão crescer 50%, para 60 mil caminhões. 

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