Estudo sobre Excesso de Peso nas Rodovias

Publicado em
18 de Outubro de 2012
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Membros do GT Transporte da 3ªCCR e procuradores da República acompanharam, no dia 15 de outubro de 2012, a apresentação do estudo “Impactos do Aumento das Tolerâncias na Pesagem de Carga por Eixo de Veículos Comerciais na Durabilidade dos Pavimentos Rodoviários”, da professora Dra. Liedi Bariani Bernucci, da USP. O estudo, em conjunto com o doutorando Caio Rubens Gonçalves Santos, foi realizado a partir de casos concretos observados ao longo do tempo, a fim de obter mais precisão.

A Professora Liedi Bernucci destacou que o transporte rodoviário é o principal meio de transporte de carga do país, de modo que, mesmo com os investimentos previstos pelo Governo Federal em outros meios, o transporte de cargas por rodovias ainda exercerá papel preponderante pelos próximos anos.

Via de regra, os projetos de pavimentação levam em conta o volume de tráfego de veículos comerciais, medido pelo Fator de Equivalência de Carga (FEC), de forma que o excesso de peso por eixo afeta a vida útil do pavimento. O dano é progressivo, e o pavimento teria uma “memória de dano”, sendo preciso conter a velocidade de progressão do dano, que advém não apenas do aumento do tráfego, mas também pelo excesso de peso dos veículos de carga.

Segundo a professora da USP, é possível estimar o quanto o usuário da rodovia gasta a mais por trafegar em piso ruim, sem falar nos riscos de acidentes. De acordo com o estudo, o excesso de carga responde por cerca de 20% dos danos causados aos pavimentos de nossas rodovias, razão pela qual os procuradores presentes pretendem atuar em três principais pontos: i) instalação de balanças; ii) emissão de multas; e iii) correção dos valores cobrados a fim de inibir a ação dos infratores.

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