Estudo sobre a situação das rodovias de MT será encaminhado ao Dnit

Publicado em
09 de Julho de 2012
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Intenção é identificar os gargalos para o escoamento da produção. Cerca de 30% da produção são escoadas pelas rodovias

Um estudo técnico sobre as condições das rodovias de Mato Grosso será encaminhado, nos próximos dias, para a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra/MT) e para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O trabalho é resultado do programa ’Acrimat em Ação’ , que percorreu 30 municípios do estado para levar informação técnica aos produtores rurais e conhecer os principais gargalos para a pecuária mato-grossense. Segundo o levantamento divulgado, nesta sexta-feira (6), pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) aproximadamente 30% da produção de Mato Grosso é escoada para outros estados pelas rodovias, na sua maioria, estão em péssimas condições de transportes.

Estradas esburacadas, pontes caídas e falta de sinalização foram alguns dos problemas encontrados pela equipe de produtores e técnicos que percorreu 9,5 mil quilômetros, sendo 7,4 mil de estradas pavimentadas. O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), José João Bernandes, aponta que as condições precárias das estradas causam danos ao bolso do produtor. "Quanto mais o gado sofre no processo de transporte, menos é o ganho do pecuarista", explica.


Ponte na MT-423, entre Cláudia e Sinop (Foto: Da assessoria)
Conforme o estudo, na rota 01, em que foram visitados os municípios de Cuiabá, Poconé, Cáceres, Vila Bela de Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda e Nova Lacerda, foram observadas rodovias em bom estado, diferente da situação encontrada na MT-151, no município de Poconé entre o entroncamento da MT-451 e a BR-070, onde há muitos buracos, não há acostamento e sinalização, além da pista apresentar rolamento irregular.

Na rota 2, abrangendo as cidades de Sinop, Marcelândia, Coíder, Matupá, Nova Monte Verde, Alta Floresta, Tabaporã e São José do Rio Claro, a falta de sinalização e acostamento são os grandes vilões dos motoristas que passam pelo entroncamento da BR-163/364 com a MT-320 até o município de Colíder. "Em um trecho dessa rota, esta acontecendo uma obra de extrema importância para o escoamento da produção do Estado, principalmente para a pecuária mato-grossense, que é a duplicação da BR-163/364 entre o município de Rosário Oeste e o Posto Gil", diz o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari.

Seguindo para a rota 3, entre os municípios de Tangará da Serra, Brasnorte, Juara, Juína, Castanheira, Juruena, Cotriguaçu e Aripuanã, dos trechos visitados as piores condições se encontram na MT-170. Na rota 4, na rodovia que da acesso aos municípios de Rondonópolis, Guiratinga, Barra do Garças, Canarana, Água Boa, Vila Rica, Confresa e Querência, a maioria dos trechos estão em boas condições e com obras importantes, como é o caso da BR-163/364 na Serra de São Vicente e a pavimentação da BR-158 no Vale do Araguaia.


Por Vivian Lessa Do G1 MT

 

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