Para o próximo ano, a projeção é de uma recuperação com o mercado de máquinas alcançando um crescimento de 7,8% nas unidades vendidas.
Para o próximo ano, o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, elaborado pela Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, projeta uma retomada, com alta nas vendas de 7,8%.
A Linha Amarela deverá apresentar um crescimento de 6,6%, as demais categorias de equipamentos, um aumento de 8,4%, e caminhões rodoviários usados na construção, a alta projetada é de 10%.
Editado desde 2007, o Estudo retrata a importância econômica do setor, auxilia na formulação das políticas que facilitam a aquisição de equipamentos modernos e eficientes, e é também um instrumento de planejamento muito útil para as empresas do setor.
A compilação e análise dos dados conta com a consultoria econômica do jornalista e economista Brian Nicholson.
Resultados de 2016
Segundo o Estudo, a comercialização de equipamentos para construção deve apresentar uma redução de 45,1% em 2016 em relação a 2015, com estimativas de vendas de 14,4 mil unidades neste ano contra 26,2 mil unidades no ano anterior.
O principal fator para o resultado estimado pelo levantamento é a atual conjuntura econômica nacional, que afetou diretamente os investimentos públicos de todas as áreas, incluindo o segmento da infraestrutura.
A desaceleração da economia teve início em 2014, se agravou no ano passado, com o PIB fechando em queda de 3,8%. Este ano, de acordo com a análise semanal do boletim Focus, do Banco Central, o PIB deverá ser novamente negativo.
Para a Linha Amarela, o Estudo Sobratema projeta uma diminuição nas vendas de 36,5% neste ano ante 2015.
Os equipamentos com menor retração estimada são as escavadeiras hidráulicas (21,4%) e os tratores de esteira (24,2%). A maior queda ficará por conta dos rolos compactadores (68,7%).
Além da Linha Amarela, o levantamento contempla ainda os demais equipamentos para o setor, incluindo gruas, guindastes, compressores portáteis, plataformas aéreas, manipuladores telescópicos e tratores de pneus.
A queda na comercialização dessas máquinas será maior do que a da Linha Amarela, com 63% em comparação com 2015.
As gruas de torre obterão uma redução expressiva nas vendas, de 71,4%. Outra categoria estimada pelo Estudo é a área de caminhões rodoviários utilizados na construção, cuja previsão de retração é de 51,5% neste ano.
O Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção dá continuidade à categoria de equipamentos relacionados à área de concreto: caminhões betoneira; central de concreto; caminhões bomba de concreto; e, bombas de concreto rebocável, iniciado no ano passado.
O Estudo foi apresentado semana passada, em SP, durante o evento Tendências no Mercado da Construção, realizado pela Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, e contou com o patrocínio das empresas New Holland (Cota Diamante); Case, CAT/Sotreq, Volvo (Cota Ouro); BMC, Elgi, John Deere, Moba, Pointer, Schwing, e Veemer (Cota Prata).
Destaque Pós-Venda 2016
Durante o evento também foi realizada a entrega do prêmio Destaque Pós-Venda 2016, iniciativa promovida pelo Núcleo Jovem da Sobratema.
As marcas mais bem votadas do projeto foram a Volvo Construction Equipment, na categoria Equipamentos para Terraplenagem, e a Terex, em Equipamentos para Movimentação de Carga e Pessoas.
O Destaque Pós-Venda 2016 – Sobratema é entregue as marcas com melhor votação, após uma análise dos questionários sobre a qualidade de serviços de pós-venda respondidos pelas empresas e profissionais associados à entidade.
Entre os quesitos a serem avaliados estão: atendimento, incluindo orçamento, prazo de entrega e garantia; qualidade, no que diz respeito a serviços e peças de reposição; e documentação de apoio, relativo a manuais, catálogos e boletins técnicos.