Estado e empresários acertam transporte fluvial de contêineres no Rio Grande do Sul

Publicado em
18 de Março de 2010
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Com objetivo de implantar transporte de contêineres por hidrovia entre Porto Alegre e Rio Grande, o governo do Estado, representado pela Secretaria de Infra-Estrutura e Logística (Seinfra) e Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), firmou nesta quarta-feira (17), um protocolo de intenções com as empresas Doux, Navegação Guarita e Terminal de Contêineres (Tecon Rio Grande) e Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).

A iniciativa pretende reforçar a participação de hidrovias no sistema logístico gaúcho e ampliar a distribuição modal, em favor do transporte fluvial, de atuais 3% para 15% em dez anos. "Com essa parceria, dá-se o primeiro passo para criação de serviço regular, seguro e ambientalmente correto de movimentação de cargas entre os dois portos", anuncia o secretário de Infra-Estrutura e Logística,Daniel Andrade.

O protocolo de intenções é resultado prático do acordo de cooperação técnica para desenvolvimento do sistema hidroportuário gaúcho assinado, em agosto de 2008, entre os governos do Rio Grande do Sul e da Holanda. Em julho do ano passado, a governadora Yeda Crusius instalou a Força-Tarefa Intermodal com objetivo de dar condições de crescimento para o transporte fluvial no Estado.

O colegiado, presidido pela governadora, é integrado por Andrade, pelos consultores holandeses Wim Ruijgh, presidente da Associação dos Portos de Amsterdã (Amport), e Harrie de Leijer, diretor de projetos do NEA (instituto holandês de pesquisasinternacionais na área de transportes) e pelos empresários Jorge Gerdau Johannpeter, Paulo Tigre e David Randon. A força tarefa se subdivide em grupos de trabalho formados para avaliar possíveis empreendimentos portuários e em carregamento de contêineres e granéis. (JC RS)

Bunge Fertilizantes terá novo terminal em Rio Grande     

Estrutura poderá operar dois milhões de toneladas de matéria-prima por ano
Com capacidade para um navio Panamax, o novo terminal da Bunge Fertilizantes no Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, receberá investimento de US$ 90 milhões, confirmou a empresa.
A Bunge informou que o pier terá 232 metros, e a estrutura poderá operar 2 milhões de toneladas de matéria-prima por ano. O projeto está em análise pela Fepam e a construção deverá levar 2 anos. (fonte: Zero Hora)
 
Obra para modernizar porto de Rio Grande deve começar em junho     

Meta é ampliar capacidade de estrutura, e investimento previsto é de R$ 113,8 milhões

A segunda etapa de modernização do Porto de Rio Grande deve ter início em junho. O edital foi publicado ontem.

Financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento, a obra no Porto Novo custará R$ 113,8 milhões. A primeira etapa dos trabalhos foi realizada há dois anos: revitalizou 450 metros de cais ao custo de R$ 35 milhões. Nesta segunda, serão reconstruídos mais 1.125 metros, chegando ao total de 1.575.

A modernização deve levar 18 meses. Além da revitalização do cais, entram investimentos como a ampliação dos molhes da barra e dragagem de aprofundamento do canal.

- Atualmente, movimentamos 25 milhões de toneladas de mercadorias. Ao final desse conjunto de obras, poderemos dobrar a quantidade - destaca Jayme Ramis, superintendente do Porto de Rio Grande.

A sessão pública para que as empresas de engenharia interessadas no serviço entreguem a documentação e a proposta de preço será realizada em 26 de abril, na Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP/PR), em Brasília.

Além da reconstrução do cais, o projeto elaborado pelo consórcio JD & EVB (JD Engenharia e Arquitetura Ltda e EVB Projetos Estruturais Ltda), prevê uma nova plataforma portuária, anexa ao cais, que avançará a estrutura 11,2 metros para dentro do canal marítimo e permitirá o aprofundamento do calado de 31 para 40 pés (de nove para cerca 12 metros).

A maior profundidade permitirá a atracação de navios de até 75 mil toneladas na área do Porto Novo - hoje, essas embarcações só chegam ao Superporto, área de terminais privados.

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