Estado automatiza processo de concessão de AET e viabilização de transporte de cargas excedentes.

Publicado em
26 de Março de 2010
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Boa notícia, não é? Só que, por enquanto, apenas, para quem produz e transporta máquinas e equipamentos, com pesos e dimensões excedentes, no estado americano da Virgínia.

De acordo com notícia divulgada pela Specialized Carriers & Rigging Association e reproduzida na íntegra abaixo, o departamento de transportes do estado americano da Virgínia vai implementar no próximo dia 31 de março um sistema totalmente automatizado de definição de rotas, análise de capacidade portante de pontes e viadutos e concessão de Autorizações Especiais de Trânsito para veículos no transporte de cargas excedentes. Ainda segundo a reportagem a solução tem o objetivo de melhor servir aos usuários e de maneira mais rápida e eficiente aprovar os pedidos de licenças especiais para veículos em trânsito dentro daquele estado.

Obviamente este não é o primeiro estado americano a implementar uma solução como essa. Estados como Pensilvânia, Califórnia, Utah e vários outros já automatizaram o processo de concessão de AET há mais de 15 anos.

Mesmo aqui no Brasil o DNIT, ainda que de forma incompleta (não faz roteirização nem viabilização estrutural), já vem operando há vários anos o SIAET - Sistema de Gerenciamento de Autorização Especial de Trânsito que possibilita a obtenção da licença para todos os veículos que precisam de AET através da internet.

O sistema em implantação na Virginia vai permitir a redução do tempo de concessão da AET para os transportes mais complexos de 10 para 3 dias e para as cargas menores no mesmo dia, sem falar que para transportes rotineiros vai possibilitar o que poderíamos chamar de auto-autorização, ou seja, o transportador, para cumprir a lei, vai ele mesmo gerar a AET, documentando, dessa forma, que tomou todas as providências necessárias para viabilização e execução do transporte; que está usando o veículo adequado, que o itinerário é compatível e que vai transitar nos horários determinados e com as demais medidas de segurança previstas em lei. O resto fica por conta da fiscalização, na rodovia, para checar se as providências estão corretas, o que vai garantir a esse transportador a faculdade ou não de continuar se auto-autorizando.

Desnecessário falar das vantagens de sistemas como esse, da economia de custos para as empresas, para a produção industrial brasileira desse tipo de carga, para os próprios órgãos e, no caso de uma cidade como São Paulo, para o trânsito.

Para se ter uma idéia, considerados todos os órgãos que emitem AET na cidade de São Paulo (DNIT, DER/SP e CET/SP), mais de 1000 pedidos são protocolados diariamente gerando milhares de viagens que poderiam ser suprimidas se órgãos como o DER/SP, que emite cerca de 600 licenças diariamente e a CET informatizassem o processo de concessão desses documentos.

Temos informações de que o DER/SP teria reservado as receitas necessárias para automatização do processo de concessão de AET no estado ainda neste ano. É esperar para ver se o estado que tem as melhores rodovias do país, que tem toda a informação necessária e que prometeu um governo eletrônico no começo do atual mandato, vai recuperar o atraso.

Leia abaixo na íntegra notícia sobre automatização do processo de concessão de AET no estado americano da Virgínia

Virginia Department of Motor Vehicles to Implement Automated Routing Solution on March 31, 2010
To better serve you, the Virginia Department of Motor Vehicles (DMV) is implementing an Automated Routing Solution (ARS) March 31, 2010 to more quickly and efficiently approve hauling permits for oversize and overweight vehicles traveling throughout the Commonwealth.

What does this mean for you?

DMV will automate the current process for issuing hauling permits and reduce the permit issuance turnaround time from 10 working days to three working days for most permits. You will also have the ability to submit hauling permit applications electronically, self-issue certain types of hauling permits, and receive a majority of hauling permits in one day or less without DMV assistance. The new system will also improve the accuracy of routes and provide more consistent permit language.

The ARS route analysis process will check the continuity of your route, all horizontal and vertical clearances along the route, and all temporary restrictions (construction or otherwise) in effect during the extent of the permit. For overweight vehicles, the ARS will perform an actual live load analysis of every structure your permit vehicle will cross over.

Training on the Automated Routing Solution

Once the ARS is implemented, this will be the only option for online routing and permitting through the Virginia DMV.
To assist customers with learning the new system, DMV is offering live training classes to all hauling permit customers. There is no cost for the classes; however reservations are required. Classes are scheduled on March 24 and 25. To register, email Wayne Davis, DMV Hauling Permit Manager, or call (804) 497-7121
 

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