Jovens de 18 anos já poderão trabalhar como motoristas de caminhão ou de ônibus na Espanha. A medida foi aprovada pelo Conselho de Ministros espanhóis, e já está valendo, após ser publicada como Decreto Real.
Antes de ser aprovada, o texto do projeto passou por um longo processo de consultas públicas, e por análises dos órgãos de trânsito da Espanha.
Jovens de 18 anos ou mais, se quiserem, poderão obter a carteira para dirigir caminhões, após realizarem um curso de 280 horas. Anteriormente a idade mínima era de 21 anos. Para dirigirem ônibus, as exigências são maiores, e os jovens só poderão trabalhar com manobras de veículos vazios, em distâncias de até 50 km. Para transportar passageiros, a idade continua sendo de 21 anos.
O texto também alterou a carteira B, que permite que motoristas espanhóis dirijam carros e vans. Com o novo texto, o PBT das vans de carga passa de 3.500 kg para 4.250 kg. O governo da Espanha afirma que a medida é voltada ao uso de sistemas de propulsão alternativa, como motores elétricos e baterias, que aumentam o peso (tara) do veículo. O limite para cargas permanece o mesmo.
As mudanças vem de encontro ao que tem acontecido em muitos países do mundo: Reduzir a escassez de motoristas profissionais.
Como em diversos países, inclusive o Brasil, a Espanha enfrenta uma grande falta de motoristas profissionais, principalmente para o setor de cargas. Reduzindo a idade e as exigências, o país espera atrair mais jovens para o setor.