ESL lança ferramenta Business Analytics na Fenatran 2011

Publicado em
29 de Setembro de 2011
compartilhe em:

A ESL Consultoria e Serviços em Informática, empresa especializada na produção e desenvolvimento de softwares para gestão nos setores de transportes e logística, de Caieiras, no interior de São Paulo, promove o lançamento de uma solução inovadora aos empresários brasileiros no segmento de transportes. Na Fenatran 2011 (Salão Internacional dos Transportes), que acontece entre 24 e 28 de outubro, no Parque do Anhembi, em São Paulo, a empresa paulista vai apresentar a ferramenta Business Analytics (BA).

Rinaldo Oliveira, diretor comercial da ESL, explica que a ferramenta ainda é pouco utilizada no Brasil e quase desconhecida nos setores de transporte e logística, por isso a solução apresentada pela empresa é pioneira. Ele ressalta que o BA (Business Analytics) abrange um conjunto de ferramentas de análise de negócio, possibilitando a leitura dos dados colhidos em tempo real, que geram informações precisas com base em gráficos matemáticos e estatísticos. “A partir dessa tecnologia será possível redefinir os processos de decisão, com consequente maturidade dos processos de negócio das empresas de transporte”, ressalta.

A plataforma oferece os dados relevantes das operações e possibilita fácil interpretação. Ou seja, o transportador e o operador logístico poderão analisar todo o processo e o resultado em tempo real e com a velocidade que o mercado exige, com a possibilidade, inclusive, de prever eventuais problemas e corrigir as falhas em tempo hábil. “Além disso, com todas as informações necessárias disponíveis, as companhias podem reduzir o tempo para entender o retorno de algumas ações” complementa o executivo. 

Oliveira exemplifica que a solução oferece os mais diversos tipos de informações, como por exemplo o percentual de faturamento por região x faturamento total, mercadorias entregues e que foram coletadas, mercadorias que apresentaram ocorrências, receitas, lucros, perdas financeiras, etc. “E o melhor: será possível cruzar todas essas informações por região de atuação. Ou seja, é possível o cliente saber de dados de Minas Gerais, por exemplo, para comparar com os dados de São Paulo ou qualquer outro estado ou cidade. O administrador conseguirá então saber qual operação é mais rentável para ele e qual o motivo”, explica o diretor comercial da ESL.

Para demonstrar a eficácia da ferramenta, ele aponta ainda cinco principais diferenciais do BA: suporte ao processo de decisão; melhorias de qualidade dos dados e segmentação, ciclos de feedback, obtenção de dados em  tempo real e possibilidade de focar no monitoramento da atividade central do negócio. “O mercado hoje exige informações precisas e, ao mesmo tempo, ágeis. Uma ferramenta completa como o Business Analytics possibilita isso, e o operador logístico ou transportador que investir vai sair na frente e certamente terá uma grande vantagem competitiva frente aos concorrentes”, define.

Essa será a segunda vez que a ESL participa da Fenatran e a empresa está muito otimista em relação ao fechamento do ano. “Já nos tornamos referência no segmento, pois nossas soluções se diferenciam devido à integrações que possibilitam, assim como as mais diversas análises de informações para os nosso clientes. E agora com mais essa ferramenta inovadora, temos a certeza de possibilitar uma evolução ainda mais eficaz para as operações de nossos parceiros comerciais”, finaliza.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.