Entregas urbanas mais racionais

Publicado em
21 de Maio de 2015
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O evento sobre mobilidade urbana e abastecimento, promovido pelo SETCESP, dia 18 de maio, trouxe três boas novidades para o setor: a) o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou a intenção da Prefeitura de aumentar de 6,50 para 7,20 m o comprimento do VUC – Veículo Urbano de Cargas; b) a Prefeitura pretende ampliar as entregas noturnas: e) a mesma Prefeitura pretende criar um departamento ou diretoria para cuidar especificamente dos assuntos do transporte de cargas.

As medidas já veem até um pouco tarde. Um VUC maior, embora ainda não esteja livre de algumas restrições (rodízio, por exemplo), levará os transportadores a adotá-lo em substituição aos utilitários e até mesmo aos veículos médios de carga.

O aumento do comprimento de 6,50 m para 7,20 m elevará em 11% a capacidade volumétrica de carga. Considerando a plataforma de carga, o capacidade do veículo cresce de 6 para 8 pallets, embora o peso bruto permaneça o mesmo. Faltou anunciar o aumento da largura do veículo, der 2,20 m para 2,30 m, para permitir uma operação mais confortável quando se usa carga paletizada.

Para os transportadores, o VUC ideal seria o de 2,30 m de largura por 7,20 m de comprimento, exatamente as dimensões que foram adotadas pelo município de Osasco.

Se a medida da Prefeitura constitui um passo para a padronização do VUC na Região Metropolitana de São Paulo, não resolve o problema em nível nacional.

Infelizmente, as dimensões utilizadas pelas várias capitais ainda são bastante discrepantes (tabela). A largura varia de 2,20 a 2,60 m, enquanto o comprimento varia de 6,0 a 7,20.

DIMENSÕES DO VEÍCULO URBANO DE CARGA

Cidade

Largura (m)

Comprimento (m)

Belo Horizonte

2,30

6,30

Curitiba

2,20

7,00

Rio de Janeiro

2,60

6,50

Recife

2,30

6,00

São Paulo

2,20

6,30

Salvador

2,20

6,50

Osasco

2,30

7,20

Fonte: NTC&Logística

Quanto às entregas noturnas,  têm um grande potencial para aproveitar melhor o espaço viário e reduzir os custos do transporte. Por isso, deveriam se tornar compulsórias para todos os estabelecimentos comerciais de grande porte.

Quanto à criação de um Departamento Transportes, constitui passo importante na busca de soluções para o trânsito urbano dos veículos de carga com menor impacto ao transito.

Espera-se que outras capitais sigam o bom exemplo de São Paulo.

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