Acordo foi assiando durante evento realizado pelo Sindicamp, em abril, com a presença do CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária
No dia 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou oficialmente a Década da Ação para Segurança no Trânsito, tornando então o mês de maio uma referência a respeito de debates sobre segurança viária.
Com isso, agora em 2023, a campanha de conscientização do Maio Amarelo desenvolvida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária completa 10 anos de existência. Ao longo de uma década, a segurança no trânsito foi tema de diversos debates entre o poder público e a sociedade civil. No entanto, ainda há muito a ser feito.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em 2022 foram registradas 2.916.259 multas em razão do não uso do cinto de segurança por motoristas e passageiros. Tal dado coloca a infração no 5º lugar dentre as mais registradas, mesmo após 25 anos de obrigatoriedade. O simples uso do cinto contribui, segundo a Organização Nacional de Trânsito (OPAS), para a redução de 45% a 50% do risco de morte de motoristas e passageiros.
No cenário mundial, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking dos países com mais mortes no trânsito, ficando atrás somente da Índia e da China, respectivamente. De acordo com o Relatório Global Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS), essa é a oitava principal causa de morte no país.
Diante disso, em abril, o Sindicato das Empresas de Transportes e Cargas de Campinas e Região (SINDICAMP) realizou a segunda edição do tradicional Programa de Inovação e Gestão Empresarial de 2023, com o tema “Mobilidade Segura”, a fim de debater sobre a busca pelo índice zero de acidentes nas rodovias do país. O evento, além de contar com representantes de empresas e organizações relevantes para o setor, como o SEST SENAT, teve o CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Paulo Guimarães Jr., como um dos palestrantes.
Durante o evento, políticas públicas e internas de empresas do Transporte Rodoviário de Cargas foram abordadas e, num ato simbólico, o presidente do SINDICAMP, José Alberto Panzan, assinou um acordo entre a entidade e o ONSV, que garante o compromisso da entidade em fomentar, divulgar e instruir seus associados às políticas da campanha.
“O SINDICAMP, por meio dessa parceria, quer cada vez mais se tornar protagonista no auxílio às empresas de transporte de cargas para que elas possam ter um desempenho melhor e mudar a concepção que a sociedade tem de que, quando acontece um acidente envolvendo um caminhão, o caminhoneiro é o principal e único culpado”, comenta Panzan.
Segundo o presidente, a intenção da parceria é intensificar a disseminação de informações a respeito da segurança viária, pois, segundo ele, a entidade tem a responsabilidade de fazer com que seus colaboradores tenham suas vidas preservadas.
A parceria consiste no incentivo e na adesão ao programa Laço Amarelo, que é a campanha em que os transportadores se relacionarão diretamente com o observatório ou farão parte de sua rede, recebendo conteúdos mensais para ajudar a propagação da cultura de segurança viária e o intercâmbio de informações.
“Estamos muito felizes em desenvolver essa parceria com uma entidade tão tradicional e importante como o SINDICAMP. Abordaremos alguns pontos em nossa parceria, como o incentivo à adesão ao selo Mobilidade Segura a partir do relacionamento que a entidade tem com seus associados”, disse Paulo Guimarães, CEO do ONSV. O selo é um processo de certificação aos transportadores, envolvendo a segurança e as questões de produtividade.
Com o acordo firmado, o SINDICAMP compromete-se em dialogar com seus associados, atuando como referência acerca da segurança das rodovias do Brasil. “A entidade, com 40 anos de existência, tem a propriedade, por estar há tanto tempo discutindo tantos assuntos e ouvindo o associado, de trazer esses temas para debate”, relata José Alberto.
De acordo com o presidente da entidade, as pessoas param para ouvir o que o sindicato tem a dizer. “É importante fazer um lançamento como o da campanha de Maio Amarelo aqui, trazendo o assunto de segurança viária e o selo de Mobilidade Segura para serem discutidos com nossos associados”, completa.