Primeiro de tudo, é preciso saber que essa é uma tecnologia que usa a IA – Inteligência Artificial para estabelecer diálogos coesos. Criado pela empresa OpenAI, o ChatGPT é uma abreviação para ‘Generative Pre-Trained Transformer’, que na tradução é algo como ‘Transformador pré-treinado generativo’.
Ele foi lançado oficialmente em junho de 2020, e no final de 2022, liberado para o público em geral. A ferramenta se difere das outras existentes no mercado, porque é capaz de compreender réplicas e tréplicas que normalmente acontecem em uma conversa, a partir de dados da internet, e fornece respostas que parecem humanas.
Isto o diferencia de outros programas semelhantes, pois não precisa de um sistema de programação com um script (um roteiro pré-organizado) para responder às perguntas, como os chatbots comuns.
Agora que eu sei de tudo isso, como ele pode ser usado na empresa?
Vamos lá, trazendo suas aplicações para o setor, o ChatGPT, pode ser usado para aumentar a eficiência e a produtividade das operações, ao realizar por exemplo, a análise de dados sobre o movimento de cargas e veículos.
Além disso, permite o aperfeiçoamento da comunicação entre os múltiplos agentes envolvidos na cadeia de operações, dos fornecedores às equipes de armazém, passando na ponta pelos motoristas e os ajudantes de entrega.
Sobre o atendimento, a ferramenta pode contribuir em vários aspectos, otimizando o tempo do time do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) tratando de responder questões como solicitação de entrega, alteração de pedido, informações sobre a carga, cancelamentos e outras perguntas frequentes. Permitindo que os clientes sejam respondidos rapidamente, e mesmo fora do horário comercial.
Pensando nas tarefas administrativas, vale lembrar que com ele é possível automatizar atividades repetitivas, como a verificação de informações em documentos de remessa, faturas de clientes, planilhas de dados, entre outras. Além disso, o ChatGPT pode ser usado para gerar etiquetas de remessa e prevenir e corrigir automaticamente eventuais erros em documentos, evitando a necessidade de intervenção manual.
Por falar em documento, nos departamentos jurídicos das empresas a tecnologia pode ser utilizada na redação e revisão de contratos, e facilitar a pesquisa jurídica. Para a área comercial os recursos avançados de processamento de linguagem natural dele, podem ser integrados facilmente em aplicativos para melhorar a comunicação com os clientes, trazendo informações sobre eles e seus comportamentos de compra.
Para as equipes de marketing digital, ele pode ajudar na coleta de dados e no cruzamento de informações, o que permite um atendimento personalizado e a interação com visitantes no site. Essa inteligência artificial pode direcionar uma campanha diferente para cada tipo de usuário, de acordo com suas preferências.
No caso do uso do Chat GPT para a área de Recursos Humanos, é possível fazer uso dele como forma de suporte durante o processo seletivo, tal como a criação de uma descrição de vaga, criar desafios técnicos para os candidatos, ou até desenvolver uma lista de perguntas para se fazer durante a entrevista.
Quanto mobilidade, o ChatGPT pode atuar na integração de serviços e fornecer informações precisas em tempo real sobre uma série de aspectos do tráfego aos índices, apoiando condutores, empresas e entidades a processar dados mais robustos e ter informações precisas.
Devido à sua enorme capacidade de interagir e expertise em fornecer respostas abrangentes, o ChatGPT atingiu 1 milhão de usuários em apenas cinco dias, quebrando os recordes alcançados por plataformas como TikTok e Instagram ou aplicativos como Spotify e Dropbox. O próprio Facebook demorou 10 meses para atingir a mesma marca.
O Brasil é o quinto país que mais visitou o site, representando 4,3% do tráfego mundial segundo dados de janeiro de 2023, a companhia divulgou que a página do ChatGPT teve 863 milhões de acessos globalmente.
Sem dúvida a chegada do ChatGPT, já está proporcionando um grande salto de inovação, mas é sempre bom lembrar, ele é uma ferramenta fruto de inteligência artificial e não tem a experiência e o discernimento humano, por isso suas respostas em diferentes processos, devem ser constantemente checadas.
Uma coisa é certa, ele pode contribuir fazendo com que o transporte alcance outros patamares de produtividade trazendo benefícios significativos para o setor enfrentar os desafios do futuro. Então, que a sua empresa esteja aberta a novas possibilidades.