Encontro da construção pesada discute gargalos da infraestrutura

Publicado em
25 de Setembro de 2012
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“As concessões de rodovias são claramente a melhor alternativa para reduzir custos, melhorar a qualidade e expandir a oferta, mas ainda não houve um amadurecimento em muitos segmentos da população sobre o fato de que isso precisa ser financiado, pelo menos em parte, por aqueles que consomem esses serviços.”

A opinião é do economista Armando Castelar Pinheiro, Coordenador de Economia Aplicada do IBRE/FGV e professor do Instituto de Economia da UFRJ, que estará nos dias 5 e 6 de novembro em Porto Alegre para o 1º Encontro Nacional do Setor da Construção Pesada. O evento, a ser promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral (Sicepot-RS), vai debater os gargalos da infraestrutura e o que necessita ser realizado para elevar os investimentos e aumentar a eficiência da logística brasileira.

De acordo com Castelar, o programa de concessões anunciado pela presidente Dilma Rosseff veio alinhado com as privatizações anteriores, feitas nos governos FHC e Lula, inclusive tendo incorporado algumas lições importantes em relação à operacionalização de investimentos ao longo da concessão.

Sobre a recente criação da EPL (Empresa de Planejamento e Logística), Castelar Pinheiro entende que a nova estatal corre o risco de simplesmente reproduzir a estrutura que supostamente há no Ministério dos Transportes e na ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres), gerando-se uma duplicação de instituições responsáveis e possíveis conflitos. “Se há problemas gerenciais com os órgãos hoje encarregados dessas funções, o ideal seria corrigir esses problemas e não criar outro órgão público para desempenhá-las”, completa.

O 1º Encontro Nacional do Setor da Construção Pesada será realizado no Hotel Deville, em Porto Alegre, e é aberto à participação de todos os empresários do setor e interessados. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 51.32283676 e do e-mail [email protected]

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