Empresas farão estudos de viabilidade para as concessões de ferrovias

Publicado em
02 de Dezembro de 2013
compartilhe em:

Empresas farão estudos de viabilidade para as concessões de ferrovias

O governo resolveu atender a um dos apelos da iniciativa privada para destravar as concessões de ferrovias em 2014. Diante das reclamações de que os investimentos nas novas linhas ferroviárias estão subestimados e aumentam os riscos de engenharia em torno das concessões, o governo pretende entregar às próprias empresas a responsabilidade por fazer estudos de viabilidade e anteprojetos de engenharia, por meio de chamada pública.

“Estamos pensando em fazer um procedimento de manifestação de interesse para o mercado elaborar seus próprios projetos. Vários podem se apresentar e depois a ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] escolhe o melhor para licitar”, afirmou ao Valor a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

“O estudo que for mais bem avaliado é o que será colocado pelo governo em licitação. Se quem ganhar não for o próprio dono do estudo, ele será ressarcido”, disse Gleisi.

Segundo a ministra, o procedimento deverá valer para ferrovias totalmente novas – maioria entre os 14 trechos, em um total de 11 mil quilômetros, que compõem o programa de concessões lançado pela presidente Dilma Rousseff no ano passado. “O mercado já nos informou que pode se encarregar desses estudos, como ocorre no setor elétrico.”

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.