Empresários brasileiros lançam aplicativo para formar rede colaborativa de entregas

Publicado em
27 de Julho de 2015
compartilhe em:

Inspirados por problemas frequentes para receberem ou entregarem coisas, Marcelo Ruman e Kiko Coelho decidiram criar um aplicativo chamado Bikoo e apostam que ele irá gerar impacto semelhante no mercado aos aplicativos como Uber e AirBnB, outros exemplos que se fundamentam na economia colaborativa

Inspirados pelo sucesso de aplicativos que surfam a onda da economia colaborativa, os empresários Marcelo Ruman e Kiko Coelho lançam o aplicativo móvel chamado “Bikoo -
Sua Entrega Amiga com o objetivo de criar uma rede colaborativa de entregas de pacotes e encomendas de pessoa para pessoa.
“Há mais espaço em porta-malas vazios de veículos particulares somados do que toda a capacidade de frete profissional no Brasil”, explica Marcelo Ruman, se referindo ao potencial de mercado no País e no mundo.

A ideia surgiu a partir da necessidade e a dificuldade pessoal de enviar e receber encomendas. Marcelo Ruman recorda que certa vez estava no Rio de Janeiro quando recebeu uma ligação do irmão pedindo que ele pegasse um livro que havia esquecido em um museu. Por coincidência, ele passava na porta do local naquele momento e em instantes já estava com o objeto em mãos. Como Ruman também retornava a São Paulo naquele mesmo final de tarde, seu irmão pode receber o livro no mesmo dia. “Se dependesse de um serviço de entrega terceirizado, demoraria no mínimo 24 horas além obviamente do alto custo e da burocracia que existem”, conta Rumam.

A partir daquela experiência, os dois empresários começaram a pensar na possibilidade de criar e transformar uma rede de conhecidos em uma network de confiança, usando um aplicativo para celular no qual as duas partes saem ganhando: quem solicita tem a agilidade da entrega e um custo melhor; e quem se oferece a levar o produto pode ganhar um dinheiro extra. “É o mesmo princípio que norteia negócios de sucesso como o AirBnB e o Uber. Queremos ser para o ramo de entregas o mesmo que eles são para suas respectivas indústrias”, afirma Kiko Coelho.

Coelho e Rumam explicam que esse método de entrega já é utilizado a muitos anos, mas de uma forma descentralizada e informal e que no máximo lhe permite pedir um favor a conhecidos. “Nosso objetivo é que as pessoas possam expandir a sua rede de confiança e pedir um favor remunerado a qualquer outra igual a ela. Nesse sentido, o Bikoo irá transformar em oportunidade de renda um deslocamento que já alguém já faria de qualquer maneira e oferecer agilidade e baixo custo para aos que solicitam o serviço. Vinte e quatro horas por dia , 7 vezes por semana e 365 dias por ano”, explicam.

Para utilizar o serviço é necessário baixar o aplicativo que está disponível gratuitamente tanto para celulares com os sistemas operacionais Android quanto para o IOS dos iPhones. Depois de se cadastrar, basta entrar nas funções do aplicativo e realizar uma solicitação de entrega, informando local de retirada e entrega da mercadoria. A partir disso, as duas partes combinam o preço e após concordarem nele elas tem as informações detalhadas de entrega e de contato compartilhadas. Após o serviço, cada parte ganha uma pontuação a partir da qualificação da contraparte, o que ajuda a construir uma reputação dentro da comunidade Bikoo, como já ocorre em sites de leilão como Ebay e Mercado Livre, por exemplo. Nos próximos meses a empresa estará adicionando uma série de outras funcionalidades como pagamento via cartão de crédito, verificação de identidade entre outras deixando o processo ainda mais seguro e fácil de utilizar.

 

Ao se cadastrarem, os usuários recebem uma degustação de dez unidades de crédito, que são descontadas a cada indicação de serviço de entrega bem sucedida. Após utilizada a carga inicial, os usuários podem comprar novos créditos para seguir realizando entregas na comunidade. “Todos são clientes em potencial, já que hoje você pode solicitar uma entrega e amanhã ser o entregador, podendo ganhar um dinheiro extra fazendo uma entrega, seja no trajeto de casa para o trabalho, no caminho para à escola, academia ou mesmo entre cidades ou até entre países”, apostam os empresários. As solicitações de entrega são sempre gratuitas.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.