Empresa vê espaço para inovação e consolidação de serviços de Logística4PL no Brasil

Publicado em
21 de Janeiro de 2021
compartilhe em:

Um dos maiores operadores logísticos do país, a Vendemmia espera crescer em 2021 e angariar mais clientes para seus serviços 4PL. Anunciado como uma tendência no setor de logística nos últimos anos, o modelo 4PL oferece todos os serviços de um operador logístico e de gestão da cadeia de suprimentos de maneira unificada. O 4PL é similar à terceirização do serviço, contudo, ela é uma modalidade mais voltada para o gerenciamento completo das operações, inclusive do contato com fornecedores.

Enquanto fora do País (principalmente Ásia e Europa) já se fala até em 5PL, no Brasil ainda temos muito espaço para o 4PL crescer e se consolidar. "A Vendemmia vem, nos últimos anos, se preparando para liderar esse mercado. Recentemente, anunciamos a integração das unidades de negócios de armazém, transporte nacional e internacional. Com esse passo e abertura de novos armazéns em São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais, ampliamos a capacidade de oferecer aos nossos clientes um serviço ainda mais completo", comenta Luciano Ricci, sócio-fundador da Vendemmia.

Com esses serviços de transporte e armazenagem internalizados, a Vendemmia ganha não só em agilidade, como também na oferta maior de benefícios para o cliente. "Temos não somente a inteligência para oferecer o serviço 4PL, como também uma estrutura própria e adequada para isso", conta Ricci.

Entre os setores em que Luciano aposta no crescimento de demanda para o 4PL em 2021 estão o automotivo, o de telecomunicações e o de energia solar. "Quando falamos em 4PL, o que vemos são empresas globais contratando, mas os ganhos podem ser obtidos com todos os tipos de clientes. O setor automotivo é muito maduro e enxerga bem os ganhos com um serviço nesse modelo. Telecomunicação e energia solar trabalham bastante com importações, por exemplo, e usar o  4PL possibilita maior agilidade e diversos ganhos com o processo aduaneiro", exemplifica o executivo. 

O 4PL olha o processo como um todo e desenha um modelo único, que permite maximizar os ganhos de maneira geral. "Ao trabalhar com diversos fornecedores logísticos, cada um deles vai olhar para uma parte da operação, buscando as mais diversas melhorias nessa etapa específica, o que pode levar a onerar os demais componentes da cadeia logística ou não se atentar para outras possibilidades. O 4PL traz mais benefícios fiscais, aduaneiros e financeiros, com um vasto menu de possibilidades de serviços", comenta Ricci.

Além disso, com todo o processo logístico concentrado nas mãos de um único fornecedor, é possível ter uma visibilidade mais ampla da operação, maior controle e planejamento, corrigindo rotas de maneira mais ágil, sempre que necessário. "Acreditamos que investimentos em tecnologias de rastreio também são tendência no 4PL para esse ano e vamos anunciar novidades em breve", adianta Luciano, prevendo que a Vendemmia deve aumentar em 50% os clientes de 4PL em 2021. 

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.