Com as incertezas a respeito da tabela do frete mínimo, proposta pelo Governo Federal durante a greve dos caminhoneiros no início do ano, empresas de transporte estão buscando novas estratégias para diminuir os custos de operação. Uma das táticas que vêm sendo adotadas e já mostra resultados positivos é a terceirização da frota e motoristas por meio de aplicativo, sem passar por agenciadores de cargas.
Newton Pedro Bom, da transportadora Bom Transporte, investiu no sistema de gerenciamento de cargas Fretefy para empresas, que conta com um aplicativo em que motoristas terceiros que possuem caminhões podem se cadastrar para fazer os fretes. Desde que adotou o sistema, deixou de lado os agenciadores de cargas e o telefone. “Nós deixamos a oferta em modo público e logo ela é direcionada”, explica Pedro Bom. “E quanto mais terceiros, maior o faturamento sem aumentar o custo para minha empresa”, salienta o empresário, que pretende encontrar mais motoristas terceirizados com a ajuda da plataforma.
Desde que aderiu ao Fretefy, há quatro meses, a empresa aumentou o faturamento em 9%. Ao terceirizar a frota, a empresa acerta um valor fechado diretamente com o caminhoneiro contratado, deixando de lado custos como combustível e manutenção preventiva.