Empresa quer devolver trechos de BRs no Sul

Publicado em
31 de Agosto de 2010
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Responsável pela maior malha rodoviária concedida do país, a Ecosul negocia com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a devolução de 300 quilômetros de estradas sob sua administração no Estado. A empresa está disposta a abrir mão dos trechos entre Pelotas e Jaguarão (BR-116) e entre Pelotas e Bagé (BR-293). Se houver acordo entre a Ecosul e a ANTT, a praça de pedágio da BR-116 seria extinta, e a manutenção dos dois trechos voltaria a ser de responsabilidade do governo federal.

Um dos motivos para a revisão do contrato é o baixo retorno financeiro da praça de Jaguarão. No trecho para Bagé, não há cobrança de pedágio, mas ainda assim a Ecosul precisa arcar com os custos de conservação da estrada, bem como dos serviços de socorro médico e mecânico.

Para aceitar a entrega das rodovias, a ANTT cogita determinar uma redução na tarifa - cujo valor hoje é de R$ 7,20 - nas outras quatro praças de pedágio da Ecosul - duas no trecho Pelotas-Camaquã, uma no trecho Pelotas-Rio Grande e outra no trecho Pelotas-Santana da Boa Vista.

Novas medidas podem entrar em vigor em janeiro de 2011 Entre as simulações em estudo na agência, também há a possibilidade de se exigir da empresa um investimento maior na conservação e na execução de melhorias nestes trechos, como aumento da qualidade dos serviços prestados aos usuários.

- Ainda estamos estudando o assunto. Por enquanto, não posso confirmar nada - diz o superintendente de Exploração de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Mário Mondolfo.

Apesar da cautela de Mondolfo, nas próximas semanas servidores do órgão começam a fazer simulações para verificar os impactos das mudanças na tarifa de pedágio na região.

Com a devolução dos dois trechos, a Ecosul ficaria responsável pela administração de 323 quilômetros de estradas no polo de Pelotas. Caso a negociação avance, será assinado um termo aditivo ao contrato com a empresa, e as novas medidas podem entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2011.

Anualmente, cerca de 6,5 milhões de veículos trafegam pelas rodovias administradas pela Ecosul. Criada em janeiro de 1998, a empresa detém a concessão do polo rodoviário de Pelotas por 25 anos.

Procurada por Zero Hora, a Ecosul não se manifestou.

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