Em tempos de crise, estruturar a cadeia logística aumenta a competitividade de qualquer negócio

Publicado em
30 de Outubro de 2015
compartilhe em:

Os países, em geral, passam por ciclos econômicos favoráveis e desfavoráveis. No Brasil, como a previsão é de baixa até pelo menos 2016, empresários têm se preocupado em como driblar a crise e fazer os negócios prosperarem em meio às turbulências. A saída, via de regra, tem sido reinventar-se. Pode soar clichê, mas não é resposta que não seja reinvenção e trabalho. É hora de estar mais atento, mais ágil, mais competitivo.

Uma das maneiras de reestruturar as companhias passa pela gestão na cadeia logística. “Geralmente, em tempos de crise, existem muitas dificuldades no transporte, nos estoques e na comunicação logística. Um trabalho bem estruturado pode trazer muitas opções para aumentar a competitividade do seu negócio”, explica o diretor da W Food Service, Caio Toledo.

Otimizar a logística em um único operador pode aumentar a eficiência do negócio e, como consequência, garantir fretes mais baixos e competitividade no mercado. A W Food Service está há 4 anos no mercado e nasceu da própria demanda do mercado por serviços especializados em gestão logística. A empresa tem foco em redes, de todos os tamanhos, desde que dentro do segmento de alimentação – uma área que, por sinal, mesmo com o país em crise mostra-se promissora no cenário nacional. O segmento é o terceiro que mais fatura com franquias no país, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em 2015, o setor cresceu sozinho 12% em relação ao mesmo período do ano passado.

A empresa chegou para ajudar as redes e franquias a manter um padrão de qualidade relacionado às entregas de ingredientes e materiais, principalmente em redes cujos locais são muito distantes um dos outros. “A busca pela padronização da franquia com serviços de gestão logística tem sido cada vez mais procurada por redes do setor com o objetivo de garantir a realização de pedidos customizados, entrega em dia e segurança tanto para o franqueado quanto para franqueador”, explica.

As vantagens desse serviço vão além da padronização, explica Toledo. “A adoção do novo modelo contribui para o crescimento da rede que, com esta gestão, otimiza a cadeia de suprimentos e pode expandir com segurança sua atuação para todo o território nacional e com custos menores. O software exclusivo nos abre a possibilidade de efetuarmos a concentração logística necessária para uma operação de food service sem necessariamente acarretar em bi-tributação. Ao assumir a cadeia de suprimentos, a W Food Service, por exemplo, permite que os profissionais da franquia direcionem seus esforços para outras áreas do próprio negócio”, explica.

A redução de custos está diretamente ligada à consolidação do transporte que acaba gerando uma maior eficiência e também a ausência de bi-tributação em alguns modos de operação disponibilizados pela W Food Service. “Apenas com isso pode-se gerar economias de mais de 20% no preço final do produto em alguns casos. Em períodos de crise, é uma economia e tanto”, salienta Toledo.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.