Em quatro anos, reprovações na inspeção ambiental veicular caem 43%

Publicado em
13 de Dezembro de 2013
compartilhe em:

Segundo dados da Controlar, 73 mil veículos não foram aprovados entre fevereiro e novembro deste ano. No mesmo período de 2010, o número era de 123 mil, bem superior ao atual.

Levantamento feito pela Controlar comprova que o programa de inspeção ambiental veicular tem contribuído para a melhora da regulagem da frota de veículos licenciada em São Paulo, que passa pela inspeção anualmente. Uma comparação, entre fevereiro e novembro deste ano com o mesmo período dos três anos anteriores, mostra que o número de reprovações na inspeção vem caindo ano a ano.

Segundo balanço da Controlar houve uma queda de 43% no número de reprovações nestes meses entre 2010 e 2013 (ver quadro abaixo). Foram 125.351 veículos reprovados em 2010, 108.492 em 2011, 89.552 em 2010 e 73.896 neste ano. “Esses dados demonstram que, nos últimos quatro anos, a população da cidade de São Paulo se conscientizou da importância de manter os carros regulados e passou não apenas a contribuir para uma melhor qualidade do ar, mas também para uma melhor fluidez no trânsito”, afirma o diretor-presidente da Controlar, Marcos Brandão.

Para Antônio Fiola, presidente do Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de São Paulo), é possível notar uma mudança de cultura nos proprietários de veículos desde que foi implantada a inspeção veicular. “O motorista que, em sua maioria, procurava uma oficina mecânica apenas para corrigir algum defeito, passou a se preocupar mais com a manutenção preventiva de seu veículo”, explicou o presidente.

Os benefícios gerados pelo programa de inspeção ambiental veicular vão além da regulagem da frota e seu impacto na melhoria do ar e da saúde das pessoas, conforme atestou recente pesquisa feita pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Um carro bem regulado, além de economizar combustível, tem menor índice de quebra e, portanto, prejudica menos o trânsito de nossa cidade. Segundo estudo do professor de engenharia de tráfego João Cucci Neto, do Mackenzie, publicado na Revista Veja São Paulo, um veículo parado por 30 minutos na marginal ocasiona um congestionamento médio de 4,3 quilômetros.

A Controlar, no decorrer desses quatro anos de serviços prestados, também contribuiu para essa queda. Nos anos de 2012 e 2013, após verificar a falta de informação e dúvidas dos profissionais da reparação automotiva sobre os principais motivos de rejeição e reprovação na inspeção ambiental veicular elaborou, em parceria com o Sindirepa e Sebrae, um curso especial para mecânicos. Nesse período, a concessionária treinou gratuitamente cerca de quatro mil mecânicos, com o objetivo de orientá-los na regulagem do veículo.

Além dessa ação, a Controlar distribui nos centros de inspeção e deixa à disposição em seu site um check-list com informações e dicas para a regulagem correta do veículo.

Veículos inspecionados – Ano Exercício – Fevereiro até novembro

 

 

 

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.