Num futuro não muito distante, os caminhoneiros só serão contratados por meio de aplicativos instalados em seus smarthphones. As agenciadoras vão desaparecer dos postos de combustíveis e as transportadoras não vão querer negociar frete pessoalmente ou por telefone. Para o CEO da TruckPad, Carlos Mira, é isso que vai acontecer nos próximos anos.
O empresário nega que os aplicativos retirem o poder de barganha dos caminhoneiros como afirma Fábio Roque em reportagem da Carga Pesada . Ele procurou a revista para defender seu ponto de vista. “Com o crescimento dos aplicativos e o fim dos agenciadores, o caminhoneiro vai ter mais poder. Ele vai poder escolher o melhor frete”, alega. “Hoje isso já acontece, o motorista tem vários aplicativos à disposição e uma oferta grande de frete no seu próprio celular”, complementa.
Mira ressalta que a contratação de serviço de transporte por aplicativos é uma tendência irreversível. “As plataformas vieram para ficar e quanto mais cedo o motorista autônomo se adaptar, melhor.”
O empresário diz que, apesar da popularização dos smarthphones, a utilização dos aplicativos de frete ainda é tímida. Ele calcula que metade das contratações hoje acontece de forma digital, incluindo grupos de WhatsApp criados por transportadoras e embarcadores. Mas apenas 30% do total passa pelas centrais de frete como a TruckPad. “Ainda tem muita gente que fica no posto de combustível telefonando para as transportadoras para ver se conseguem serviço. Às vezes, perdem dois dias parados. Mas isso logo vai acabar”, acredita.
Ele sugere aos caminhoneiros entrarem nos aplicativos de frete e preencherem com cuidado os cadastros. “Coloca os dados pessoas, os dados dos veículos, seus documentos, anexa cópia da CNH”, explica. “Quando o motorista faz seu cadastro direitinho ele já fica pré-aprovado pela empresa”, alega.
Mira conta há transportadoras que não querem mais o motorista “batendo na porta pedindo para falar com o encarregado de frete”. Elas querem buscar o motorista que está mais perto e com o veículo ideal para a carga. “Por meio do aplicativo e do GPS isso é muito mais simples”, diz o empresário.
E para o caminhoneiro, na visão de Mira, também é muito mais fácil trabalhar pelo aplicativo. “Ele tem várias opções de frete no celular e não precisa perder tempo negociando com ninguém. O motorista se autocontrata com um clique no celular. Os aplicativos vieram para ajudar o caminhoneiro, não para atrapalhar”, garante.