É o quarto nome de mobilidade e transportes até agora na gestão Bruno Covas. Principal desafio imediato é fazer com que o transporte por ônibus ofereça segurança sanitária aos passageiros em meio à retomada de atividades mesmo com a pandemia da Covid-19 avançando na capital paulista
ADAMO BAZANI
Elisabete França é a nova secretária municipal de Mobilidade e Transportes da capital paulista no lugar de Edson Caram, que estava no cargo desde dezembro de 2018 e pediu demissão em 12 de junho de 2020, na mesma semana que o prefeito Bruno Covas ameaçou dispensá-lo dizendo, em entrevista coletiva no dia 08 de junho de 2020, que iria trocar de secretário caso os ônibus na cidade de São Paulo anda trafegassem com pessoas em pé.
A circulação dos ônibus municipais somente com passageiros sentados foi uma recomendação da SMT – Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes para evitar lotação e reduzir o risco de contágio pela Covid-19. Porém, nesta sexta-feira, 19 de junho de 2020, a SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora dos coletivos, confirmou que revogou a orientação.
Já Edsom Caram foi nomeado oficialmente agora para o cargo de Secretário Executivo, do Gabinete do Prefeito.
As nomeações foram publicadas no Diário Oficial deste sábado, 20 de junho de 2020, e são trazidas em primeira mão oficialmente pelo Diário do Transporte
Elisabete França era até então Diretora de Planejamento e Projetos da CET (Companha de Tráfego de São Paulo). É arquiteta urbanista, com mais de trinta anos de experiências em projetos urbanos, ambientais, habitacionais e de mobilidade urbana.
Entre 2015 e julho de 2018 foi Diretora de Planejamento e Projetos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo. Professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e no curso de especialização em Planejamento e Gestão de Cidades, do núcleo de estudos USP Cidades.
Entre 2010 e 2012 foi Secretaria de Habitação e entre 2005 e 2012 foi Superintendente de Habitação da Secretaria de Habitação da Cidade de São Paulo, onde coordenou a elaboração do Plano Municipal de Habitação e vários programas habitacionais, com destaque para Urbanização de Favelas, Recuperação Urbana e Ambiental nos Mananciais e Recuperação de Cortiços na região central da cidade.
Atualmente, estava à frente da elaboração dos novos planos cicloviários e de desenho urbano.