E PARA SUA TRANSPORTADORA, OU PARA SUA DISTRIBUIÇÃO, AET É UM PROBLEMA?

Publicado em
15 de Abril de 2020
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A maior parte dos transportadores e proprietários de frotas, que precisam de AET – Autorização Especial de Trânsito, não estão nem aí para o impacto sobre os custos e produtividade da sua operação, causados pela exigência desse documento.

Acham que esse é um problema menor e que não devem perder tempo com isso.

Que suas equipes operacionais podem cuidar disso sozinhas, ou com ajuda de terceiros.

Para eles as únicas despesas que interessam são as relacionadas com Diesel, dispêndios com a folha de pessoal e, eventualmente, impostos.

No entanto, dependendo do tamanho da frota e do tipo de operação, esse pode ser um tremendo erro.

Por que desconhecer os problemas com AET em sua empresa pode ser um erro?

Simplesmente porque a obtenção da AET junto ao DNIT e DERs estaduais é um processo complicado, caro e que, se não muito bem administrado, costuma gerar atrasos na operação, multas e até corrupção.

As dificuldades começam pelo fato de que apenas 25% dos DERs estão digitalizados, ou seja, estruturados para conceder as AETs eletronicamente.

E mesmo nesse caso, os sistemas costumam ser tão complicados e burocráticos que acabam obrigando o interessado a procurar ajuda de despachantes.

A legislação obrigou as empresas a portar AET, para evitar acidentes e transtornos para o trânsito, mas não obriga nenhum DER a se estruturar para conceder AETs.

Portanto, na imensa maioria dos DERs, inclusive de estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e outros, a AET só pode ser requerida no formato pré-digital, ou seja, no velho e bom papel.

E o mais grave, a maioria deles não tem nenhum interesse em migrar para o processo digital.

A alegação é a de sempre: falta de recursos. O que é uma meia verdade

Na real em muitos deles há interesses fortemente enraizados de manter as coisas como estão, beneficiando funcionários, parentes de funcionários, despachantes, etc.

Falando desse jeito parece que o problema é só dos órgãos públicos, do descaso de governadores, secretários de transportes, diretores de autarquias.

Mas não é bem assim! O problema está mesmo no fato de que tanto contratantes de frete, quanto transportadores, como dito acima, não considerarem esse assunto um problema para suas empresas.

Eles entregam anualmente com obtenção e renovação de AETs quantias que, em muitas transportadores, superam a casa dos milhões de reais, mas não estão nem aí para isso porque, via de regra, desconhecem o problema.

Logo, por consequência, se não sabem que têm um problema, por que reclamar? Por que levar esse tipo de reivindicação para os seus sindicatos, por exemplo ou direto para os governos?

Você já viu algum presidente de sindicato de transportadores, seja de autônomos ou de empresas, reclamando do alto custo e da demora com obtenção de AETs? Duvido!

Então é por isso que o DAER-RS cobra mais de R$ 1000,00 e demora mais de 30 dias para emitir uma AET e ninguém reclama.

É por isso que o DER-SP, onde se paga o pedágio mais caro do Brasil, cobra R$ 375,00 por uma AET e ninguém reclama.

É por isso que o SEINFRA-BA demora até 15 dias para emitir uma AET e ninguém reclama.

É por isso que, ainda na Bahia, o SEINFRA-BA só pode emitir a AET depois de receber uma CARTA DE ANUÊNCIA da Concessionária Bahia Norte, que demora até 10 dias para ser emitida, e ninguém reclama.

MAS, FELIZMENTE, HÁ EXCEÇÕES. O SEGMENTO DOS CEGONHEIROS QUE SABE QUE AET É UM PROBLEMA, QUE GERA CUSTOS E QUE NA MAIORIA DOS CASOS É DESNECESSÁRIA, SE MOBILIZOU E JÁ SE LIVROU DA OBRIGAÇÃO DE PORTAR AET.

O SETOR DO AGRONEGÓCIO TAMBÉM TEM CONSEGUIDO ALGUMAS VITÓRIAS IMPORTANTES.

ENQUANTO ISSO, OS DEMAIS, QUE ACHAM QUE NÃO TEM PROBLEMA, CONTINUAM PERDENDO DINHEIRO, PRODUTIVIDADE, PAGANDO MULTAS E, MUITAS VEZES, SE VIRANDO NA CORRUPÇÃO, APENAS POR NÃO SABER E NÃO QUERER SABER QUE AET É UM PROBLEMA. É UM GRANDE PROBLEMA PARA SUAS EMPRESAS E SUAS OPERAÇÕES.

E PARA VOCÊ AET É UM PROBLEMA?

Para quem não sabe AET é um documento de porte obrigatório exigido para o trânsito de veículos e cargas com dimensões excedentes, tais como bitrens e rodotrens de 8 ou mais eixos e para o transporte de cargas indivisíveis.

PROGRAMA AET 4.0

Em 2019 a LOGISPESA lançou o Programa AET 4.0 com o objetivo de universalizar a digitalização do processo de emissão de AET em todo o Brasil.

A entidade disponibiliza a custo zero para os órgãos que se interessarem sistema para digitalizar a obtenção e concessão de AET.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: [email protected]

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