Duplicação: trabalho

Publicado em
06 de Abril de 2010
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O atraso das obras de duplicação no trecho sul da BR-101 levou empresários da Associação Empresarial do Vale do Araranguá (Aciva) e líderes políticos a solicitarem uma prestação de contas ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit). Em reuniões, ontem, em Araranguá e Braço do Norte, o superintendente do Dnit, João José dos Santos, antecipou duas licitações.

Em Araranguá, o maior problema é o atraso nas obras do lote 29, que tem apenas 40% dos trabalhos executados. As duas empreiteiras contratadas (DM - Construtora de Obras e Construtora Triunfo) rescindiram os contratos, alegando que enfrentavam problemas financeiros.

Para resolver o impasse, o Dnit vai lançar uma nova licitação até maio e contratará outra empresa em julho. A previsão é de que, no início de 2011, todo o lote 29 esteja concluído.

O orçamento para a conclusão do lote atrasado é de R$ 70 milhões.

Quanto ao elevado que contornará Araranguá em área de cultura de arroz - entre o elevado de Maracajá e a entrada de Araranguá - e que deixará a atual malha viária federal para tráfego urbano, teve as licenças ambientais liberadas.

Em Braço do Norte, cidade que não fica perto da BR-101, a cobrança ficou por conta do atraso das obras entre Tubarão e Laguna.

A preocupação nesse trecho é quanto à pista simples em Capivari de Baixo e as proximidades do trevo de acesso a Laguna, locais em que costumam se formar congestionamentos.

O que aconteceu - No trecho em duplicação de Santa Catarina já foram entregues 160 quilômetros de estradas, além de vias marginais e 70 obras de arte (viadutos, passarelas e pontes). Para começar as obras no lote 29, em julho de 2006 a DM - Construtora de Obras assumiu os trabalhos, mas, cerca de um ano depois, rescindiu contrato. A segunda colocada no processo de licitação, Construtora Triunfo assumiu o posto em 2007, mas no início deste ano também rescindiu contrato. Ambas alegaram dificuldades financeiras. Lote 29: são 26 quilômetros de extensão, dois viadutos, 10 passarelas de pedestres e oito passagens inferiores a serem construídos.

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