Diesel fecha 2013 com preços em alta

Publicado em
15 de Janeiro de 2014
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Com média de R$ 2,46/L, o diesel apresentou em dezembro valor superior ao mês de novembro de 2013. Esses são os dados do IPTC (Índice de Preço Ticket Car), que aponta a variação no preço do combustível nas principais estradas e rodovias do país.

Os motoristas que pegam a BR 101, que liga o País de Norte a Sul, sentiram o aumento do preço em todos os trechos. Na Paraíba a elevação chegou a 7%, passando de R$2,28/L para R$ 2,44 e o mesmo aconteceu nas outras regiões. Pernambuco fechou o mês com R$ 2,47/L, Alagoas (R$ 2,38), Sergipe (R$ 2,45), Bahia (R$ 2,51), Espírito Santo (R$ 2,46), Rio de Janeiro (R$ 2,43), São Paulo (R$ 2,47), Rio Grande do Sul (R$ 2,45) e Santa Catarina (R$ 2,46).

Outra importante via do Brasil que dá acesso aos estados do Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, a BR 262, também registrou aumento no valor do diesel e o preço do litro varia entre R$ 2,60 e R$ 2,52/L. Já as vias que cortam São Paulo têm variação de preço de R$ 2,41 a R$ 2,47, o litro.

Para a pesquisa, o Ticket Car consulta mais de 14 mil pontos credenciados à rede, em 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal. Mais informações: www.ticket.com.br/iptc

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Saiba Como Economizar Combustível

Trabalhar com rotações menores ou maiores do que as indicadas na faixa verde do velocímetro, provocam desgaste para os componentes mecânicos como motor e câmbio, além do aumento do consumo de combustível. Um fator importante para redução do consumo de combustível é a troca correta das marchas, dentro dos tempos certos e na faixa verde do contagiros.
O principal fator responsável pela redução dos custos operacionais do veículo é a conscientização do motorista.

Efeitos no Motor

- Velocidade ideal para veículos pesados: ENTRE 80 Km/h e 88 km/h
- A 96 Km/h o veículo exigirá 73 % a mais de potência do motor em relação à potência exigida para a velocidade ideal.
- A 112 Km/h a exigência é de 159% a mais de potência do motor.
Pode-se notar que o acréscimo de potencia não é proporcional ao aumento de velocidade, e sim muito maior, concluindo-se então que o aumento na velocidade para ganho operacional não compensa se considerarmos o custo para o incremento da potência necessária. 
Esses custos, além de maior consumo de combustível que é de observação imediata, vão aparecer também no aumento de manutenções e na redução de vida ÚTIL do motor.

Efeitos no Consumo de Combustível

Para cada Km/h que o veículo rodar acima de 88 Km/h o consumo de combustível sofrerá um INCREMENTO de 1%. Se o caminhão faz uma média de 3,36 Km/L à 88 Km/h passará para 2,95 Km/l a 100 Km/h e 2,62Km/L a 110 Km/h.
Isso significa um AUMENTO de 12% a 100 Km/h e 22% a 110 Km/h nos GASTOS COM COMBUSTÍVEL e conseqüentemente nos CUSTOS DA EMPRESA.

Efeitos nos Pneus

A temperatura elevada é a inimiga número 1 dos Pneus.
A 112 Km/h o DESGASTE da banda de rodagem dos pneus será DOBRADA.
Portanto o aumento de 27% na velocidade proporciona aumento de 100% no desgaste dos pneus.

Efeitos no Custo de Manutenção

A 96 Km/h os Custos de Manutenção aumentam em 38 % em relação à mesma operação a 88 km/h.
A 112 Km/h o ACRÉSCIMO nos custos de manutenção será de 80 %!


Efeitos Causados pela Marcha Lenta

O desgaste de um veículo em UMA HORA DE MARCHA LENTA EQUIVALE AO DESGASTE DE UMA VIAGEM DE 80 a 120 MINUTOS com o caminhão na velocidade ideal (80 a 88 km/h).

Controle de Condução Gera Segurança

O Princípio do Iceberg, mostra que acidentes sérios são na verdade uma evolução de acidentes menores no tempo. Portanto, a eliminação dos riscos de acidentes sérios exige a investigação, correção e implementação de ações preventivas para os acidentes pequenos.
Avaliações de acidentes mostram que na maioria dos casos eles ocorrem devido a falhas humanas, e que no fundo envolvem um problema comportamental. Por isso cada vez mais as empresas de todo o mundo investem em programas BBP, Behavior Based Program ou Programa Baseado no Comportamento.
Em média 60,9% dos acidentes são oriundos de causas humanas e poderiam ser evitados com controle efetivo e padronização da condução. As principais causas são: velocidade incompatível (11,7%) e ultrapassagem indevida (3,7%).

Controle de Velocidade

Cerca de 11,7% dos acidentes são ocasionados pelo excesso de velocidade e em sua maioria (39,2%) são sob chuva e em curvas.
O controle de velocidade em curvas e sob chuva é fundamental para redução de acidentes, tendo em vista que 21,5% dos acidentes ocorrem em curvas e 17,7% sob chuva.

Controle de Jornada

A condução segura do veículo envolve o controle da jornada de trabalho do motorista.
O controle eletrônico de jornada é mais uma opção de monitoramento oferecida pela solução Bluetec 400, onde os tempos de trechos e paradas na condução do veículo são processadas pelo computador de bordo e transferidos para um chip que acompanha o motorista, permitindo dessa forma a avaliação de sua jornada de trabalho através de um software específico.
O software de gerenciamento permitirá a configuração dos tempos máximos e ou mínimos de jornada e interstício, estabelecer condições de bloqueios, controlar permissões relativas a exames médicos, datas de vencimento da habilitação, controle de cursos de direção defensiva e outros.
Dessa forma o sistema Bluetec 400 pode atender às diversas situações que envolvem a condução do veículo, bem como as exigências da lei que regula a questão.

Fonte:

Ministério dos Transportes: http://www.transportes.gov.br/Pare/D_Estat2003.htm 
CNT/Sest Senat (IDT): PEAD Condução Econômica
ABIQUIM: http://www.abiquim.org.br/conteudo.asp?princ=sal&pag=olho 
Veisa: http://www.veisa.com.br/amigodefe.php 

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