O cálculo da tarifa de serviços de entrega é um dos maiores custos na movimentação de mercadorias, uma vez que o desafio é equilibrar os gastos e a margem de lucro para manter a competitividade e reduzir os gastos com frete.
“No entanto, a tecnologia tem sido uma grande aliada não só em tempos de pandemia, como também porque produtores rurais podem incluir seus produtos nas plataformas de e-commerce e se beneficiarem da redução de gastos com frete”, comenta Luciano Moraes, CEO da Agropad, plataforma que ajuda os produtores rurais a venderem mais, sem precisar de intermediários.
Diante disso, ele dá algumas dicas que podem ajudar o produtor rural a otimizar os custos e obter uma produtividade maior, além de se manter competitivo:
Ganho em escala
Participe de plataformas de compra e venda de produtos, inclusive para o consumidor final. Dessa forma, o ganho em escala aumenta e os custos diminuem.
Processo de estocagem
A partir do momento que você inclui seus produtos em uma plataforma de e-commerce, vale atentar para o estoque. Quanto maior a quantidade de mercadorias armazenadas, maior será a necessidade de gastos financeiros para manter o espaço. Desse modo, a avaliação da demanda do mercado é uma das formas utilizadas para garantir o atendimento dos pedidos, porém sem gerar excedente. Como resultado, não há atrasos nas entregas que possam prejudicar o cliente.
Otimização da armazenagem
O layout do armazém deve melhorar o tempo gasto com as atividades de descarga de materiais, separação e expedição de pedidos, embarque de mercadorias, alocação nas prateleiras etc.
A AgroPad é uma plataforma que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário do agronegócio. Lá, produtores rurais compram e vendem seus produtos sem a preocupação com frete e ainda fidelizam seus clientes. O link para cadastro gratuito é https://www.agropad.com.br/cadastro/