Diagnóstico das rodovias do Centro-Oeste será apresentado na Bienal

Publicado em
02 de Agosto de 2013
compartilhe em:

O custo alto no desembolso do frete impacta na competitividade e chega ao bolso do consumidor que paga mais caro pelo produto comercializado.

A ineficiência da logística de transporte no Centro-Oeste, em função da sobrecarga no escoamento da produção de grãos, é um dos principais gargalos a ser superado pelo setor do agronegócio. O custo alto no desembolso do frete impacta na competitividade e chega ao bolso do consumidor que paga mais caro pelo produto comercializado. A partir deste panorama, a problemática envolvendo a região é destaque na Bienal dos Negócios da Agricultura que acontece entre os dias 08 e 09 de agosto em Cuiabá.

O desafio de superar o apagão logístico será discutido com apresentação de resultados obtidos no Projeto Centro-Oeste Competitivo, que mapeou os pontos de estrangulamento e rotas alternativas que podem auxiliar no fluxo da produção.

A elaboração deste documento técnico, encomendada pelas entidades da Indústria, Comércio e Agricultura dos Estados da região Centro-Oeste, evidencia que os investimentos em infraestrutura e logística provocam efeitos positivos que vão além dos resultados obtidos com a redução nos custos do frete para uma categoria específica. Os benefícios sociais envolvem desde a geração de emprego e renda até as áreas de educação e saúde.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, a Bienal é o caminho certo para levar ao produtor rural um diagnóstico preciso sobre os entraves e as possibilidades de superar os gargalos históricos na infraestrutura e logística de transporte. “Sem dúvida, um dos maiores problemas para o desenvolvimento do agronegócio é a logística. As filas de caminhões parados que vemos todos os anos durante o escoamento da produção do país trazem prejuízos para a sociedade. Comprometem a qualidade das mercadorias, diminuem a receita do setor produtivo, elevam o frete, encarecem os produtos para o consumidor final, desperdiçam o tempo das pessoas e provocam acidentes graves. Precisamos diversificar nossos meios de escoamento da produção e inserir os modais hidroviário e ferroviário para desafogar as estradas. A Bienal da Agricultura é uma oportunidade interessante para levarmos ao produtor o conhecimento daquilo que será feito, destacar a atual situação é aproximá-lo da realidade”, frisa Prado.

“Discutir este assunto em um evento tão significativo como a Bienal da Agricultura é fundamental para que os produtores rurais e lideranças de diversos Estados produtores possam entender a importância destas melhorias logísticas como nos modais de transporte", lembra o presidente da Aprosoja MT e Movimento Pró-Logística, Carlos Fávaro, que mediará o debate.

A conclusão do estudo apresentado pela empresa Macrologística vai embasar a pauta de reivindicações do setor que pretende fazer do projeto Centro-Oeste Competitivo um programa de política pública na captação de investimentos estaduais e federais voltados à logística de transporte de mercadorias.

Os novos rumos do Brasil Central serão apresentados durante a Bienal em painel comandado pelo sócio da Macrologística, Olivier Roger Sylvain Girard.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.