“Os lançamentos de produtos no setor automotivo são complexos e muito caros. O feedback que recebemos dos nossos clientes mostra que há uma forte demanda por melhorias. Com nossa solução mundial, as empresas vão se beneficiar com a minimização dos riscos na cadeia de suprimentos, custos menores com terceiros e maior eficiência, e tudo isso pode ser rastreado através do conjunto de ferramentas de visibilidade que fornecemos. O tempo médio entre o primeiro esboço de um automóvel até sua chegada ao mercado é de 2 a 3 anos e requer uma sincronização precisa entre as várias partes envolvidas que, frequentemente, nem se localizam no mesmo continente. Podemos reduzir ao mínimo os incidentes da cadeia de suprimentos que possam ocorrer durante esse processo desafiador e que podem resultar no aumento dos custos e atrasos no desenvolvimento”, explica Fathi Tlati, presidente do Setor Automotivo Global da DHL Global Customer Solutions & Innovation.
O novo serviço da DHL tem o foco em três estágios da evolução e comercialização dos veículos: na fase de pesquisa e desenvolvimento, a DHL dá suporte à pré-produção do desenvolvimento de modelos, tais como acondicionamento especializado de protótipos, desembaraço alfandegário e transporte, com alto grau de segurança e confidencialidade. Na fase de manufatura, a DHL organiza a logística do material in loco e do material que chega, reduzindo os riscos da cadeia de suprimentos, além de proteger o processo de produção. Finalmente, na fase de lançamento, a DHL cobre a comunicação do lançamento, como a distribuição econômica de mala direta ou pacotes, circulação de carros para exibições em eventos de testes ou apresentações oficiais para a imprensa.