Desenvolver o setor ferroviário é uma das prioridades do governo, garante ministro dos Transportes

Publicado em
23 de Novembro de 2011
compartilhe em:

Representantes do setor ferroviário brasileiro, políticos e outras autoridades debatem nesta terça-feira (22), em Brasília (DF), o futuro do transporte de cargas e de passageiros sobre trilhos. Promovido pela Frente Parlamentar das Ferrovias, o I Seminário Nacional Desenvolvimento e Ferrovias é realizado na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, ressaltou que o governo tem se esforçado para reverter o atraso provocado pela falta de investimentos. “Por décadas deixamos de dispor do setor e hoje tentamos mudar isso. Hoje o governo federal tem clareza nesses desafios e temos prioridades”.

Ele lembrou ainda que a intenção é melhorar a exploração do transporte ferroviário e que, para isso, diversos estudos estão em andamento. “A Valec (responsável pelos projetos de engenharia do setor) terá de ampliar seu papel para estar capacitada e dar o retorno esperado pelo país”, disse.

O presidente-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, também criticou a “ineficiência do governo”. No entanto, ele se mostrou entusiasmado com a importância que as ferrovias têm tomado em diversos estados do país. “O setor privado investe muito mais em ferrovias que o governo. E é um mercado cada vez maior, que conta atualmente com mais de 40 mil funcionários na indústria”, destacou.

Transporte seguro
O coordenador da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias do Congresso Nacional, deputado Pedro Uczai (PT-SC), afirmou que é preciso investir neste tipo de transporte por ser o “mais barato, seguro, ambientalmente correto, indutor do desenvolvimento do Brasil e por contribuir com as rodovias”. Segundo ele, é necessário discutir com urgência: o futuro das ferrovias, qual modelo o país quer seguir, a estratégia de atuação dos atores envolvidos e quantos quilômetros devem ser construídos nos próximos quatro anos.

Durante a manhã, representantes de estados como Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo, além do Distrito Federal, discorreram sobre a realidade das ferrovias nesses locais. Presidentes e diretores de entidades ligadas aos temas debatidos também participam do encontro.

O evento é realizado com o apoio da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), ANTF, CNT, SindiFerro, e de frentes parlamentares dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Aerton Guimarães
Agência CNT de Notícias

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.