Logística eficiente é a solução dos problemas dos atuais e antigos e-commerces
O e-commerce brasileiro registou recorde de crescimento no faturamento e no volume de vendas no primeiro semestre de 2020, resultado do isolamento social que foi imposto pela pandemia e acelerou a necessidade por tecnologia.
Segundo a 42ª edição do Webshoppers, o faturamento cresceu 47%, impulsionado pelo salto de 39% no número de pedidos, totalizando R? 90,8 milhões, na comparação com o primeiro semestre de 2019. Já as vendas subiram 47%, e foram para R? 38,8 bilhões neste período analisado.
Mas, com a variedade de e-commerces no mercado, como conseguir o diferencial e chamar a atenção dos consumidores? Para o Presidente da Pitney Bowes no Brasil, Silvio Maemura, um fator crucial é o cálculo de frete, que vai chamar ainda mais atenção nas próximas semanas, com a chegada da Black Friday e das festas de fim de ano.
"Em um mercado que cresce mais de 2 dígitos por ano, é preciso ter meticulosidade para manter a loja virtual atuando em alto nível, pois o problema da maioria dos e-commerces não é vender e sim fornecer uma logística eficiente", explica Maemura.
O cálculo do frete é a ponta da lança, principalmente na Black Friday das lojas virtuais, pois, a maioria dos consumidores já sabe o que vai comprar, já avaliou os preços em diferentes sites e o próximo passo é ver a diferença dos valores de entrega.
Nesse caso, é importante que os novos e antigos e-commerces possuam uma variedade de opções de entrega para atender as necessidades dos clientes. Segundo uma pesquisa da Moosend, 60% dos abandonos de carrinho são em decorrência das condições de envio.
"É importante ter opções mais baratas de frete, mas é preciso ir além, fornecer prazos de entrega que também possibilitem outras necessidades, além da economia, como, por exemplo, a urgência que o consumidor precisa daquele produto", afirma o Presidente da Pitney Bowes, multinacional especializada em soluções de postais e de logística, encomendas e pacotes.
Para ajudar essas lojas virtuais a conseguirem um cálculo de frete efetivo, a Pitney Bowes conta com a OneShip Desk, equipamento que permite que o número de produtos embalados, pesados, identificados e enviados, dupliquem, deixando a operação mais rápida e dinâmica. O objetivo desta tecnologia é fazer com que o processo de entregas ocorra integrado com o ERP, em velocidade, sem erros e gerando custos mínimos para as empresas e, também, para o consumidor final.
"Utilizar a tecnologia no cálculo de frete do e-commerce também irá auxiliar na precisão, em vez de utilizar tabelas de frete das transportadoras, onde cada transportadora possui um layout e que nem sempre compõem todas as generalidades que um frete tem", finaliza Maemura.