Dertins/Seinfra realizam levantamento sobre reparos e nega interdição da ponte sobre o rio Tocantins

Publicado em
19 de Fevereiro de 2015
compartilhe em:

Na tarde desta segunda-feira, 18 de fevereiro, o Departamento de Estradas de Rodagem (Dertins) e a Secretaria da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) negaram que a ponte sobre o rio Tocantins, entre os municípios de Pedro Afonso e Tupirama, será interditada

Nos últimos dias o boato de que a ponte seria fechada por apresentar problemas na estrutura e necessitar de manutenção circulou em rodas de conversa nas duas cidades e também nas redes sociais. Fotos dos vãos da ponte com as borrachas desgastadas foram publicadas e geraram vários comentários. Conforme as informações que circularam, com a interdição da ponte para reparos, o trajeto de veículos e pedestres pelo rio seria feito de balsa, como acontecia até dezembro de 2007 quando a ponte foi inaugurada.

“O Governo do Estado do Tocantins por meio do Departamento de Estradas de Rodagem - Dertins e da Secretaria da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano informa que não precede a informação de interdição da Ponte sobre o Rio Tocantins, localizada entre Pedro Afonso e Tupirama”, diz a nota enviada pelos órgãos do governo. Também foi informado que o Superintendente de Operação, Conservação e Construção de Rodovias, Gilvamar Moreira, está fazendo um levantamento das informações quanto ao cronograma de reparo das pontes.

Borrachas desgastadas

Em agosto de 2014, o CNN publicou matérias mostrando a situação da estrutura da ponte. Pelo menos três pontos da ponte sobre o rio Tocantins estavam com fendas entre os vãos da estrutura na parte utilizada para o tráfego de pedestres e ciclistas. As borrachas colocadas entre os vãos se desprenderam, provavelmente pelo desgaste causado pela ação do clima (sol e chuva).

Era possível visualizar duas fendas, em ambos os lados do terceiro vão, e outra no lado direito, localizada no segundo vão, as três no sentido de quem se dirige ao município de Tupirama. Elas deixam um espaço de cerca de 20 centímetros entre um vão e outro.

Na época, a Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans), responsável para manutenção da ponte, explicou que as borrachas não fazem parte da função estrutural da ponte, e que as estruturas de concreto com grandes dimensões, sujeitas a variações de temperatura, necessitam de juntas de dilatação para absorverem os seus movimentos, por isso são utilizadas as borrachas. O órgão também diz que iria disponibilizar um engenheiro para verificar a situação da ponte sobre o rio Tocantins, mas isso não teria ocorrido.

Dados sobre a ponte

A ponte sobre o rio Tocantins foi inaugurada no dia 21 de dezembro de 2007. A obra tem 1.060 metros de extensão e uma localização estratégica, que integra a região Norte à amazônica e ao Nordeste, através da ligação das rodovias federais BR-153 e BR-010 a BR-235, a qual a ponte está integrada.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.