Medida vai prejudicar fortemente as transportadoras que dependem de AET - Autorização Especial de Trânsito para prestação de serviços de transporte, em especial, de transporte de cargas indivisíveis, com peso e/ou dimensões excedentes.
De acordo com o comunicado, todos os pedidos de AET que derem entrada a partir do dia 14 de novembro só serão liberados com pelo menos 7 dias de prazo. esse será o prazo par os pedidos mais simples, que dispensam consultas a outras instâncias do órgão e de concessionárias de rodovias, para os demais esse prazo poderá superar 15 dias.
Nesse momento, em que as empresas começam a se recuperar da paralisação dos caminhoneiros e a se preparar para as entregas para o Black Friday, essa paralisação dos serviços pelo DER-SP e, apenas pelo DER-SP, será seguramente mais um banho de "agua fria" nas atividades do setor, mostrando claramente a falta de sensibilidade do governo de São Paulo para com a atividade econômica do Estado.
Não seria o caso de se pedir ao Governador Márcio França e ao Secretário de Logística e Transportes, Mário Mondolfo para, no período em que o DER vai ficar sem conceder AET, para dispensar as empresas do porte desse documento?
Não é demais lembrar, que todo esse problema poderia ser minimizado se, a exemplo da maioria dos estados americanos, o DER do estado mais importante do país já estivesse dotado de um sistema de concessão de AET automatizado. No entanto a dura realidade é que:
1. o Estado de São Paulo só recentemente implantou um sistema online para concessão de AET;
2. mais de 90% da demanda de AET ainda não é atendida pelo sistema;
3. a maioria dos transportadores, em especial, dos autônomos revela uma profunda dificuldade para requerer uma AET pelo sistema;
4. o sistema é extremamente mal avaliado pelos usuários;
5. e, apesar de tudo isso, o DER cobra uma das mais altas taxas para concessão de AET.