Demanda do Frete marítimo brasileiro aumenta com a forte demanda das commodities da China

Publicado em
06 de Outubro de 2020
compartilhe em:

O mercado de commodities entrou no quarto trimestre em alta, com a taxa de frete marítimo do Brasil para a China em alta neste ano, uma vez que a demanda por minério de ferro da China continua a crescer.

Apesar dos feriados em curso na China e na maior parte do norte da Ásia, o mercado de commodities  estendeu sua operação firme em muitas das rotas ativas de minério de ferro junto ao frete marítimo brasileiro.

Acordo firmado entre Braskem e Tecipar, evitará que mais de duas mil toneladas de resíduos plásticos sejam despejadas anualmente em SP
Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) investirá R$ 90 milhões em projeto de usina de energia eólica e solar na Bahia

As importações de minério de ferro da China do Brasil aumentaram 15% no mês a mês, para 23,5 milhões de toneladas em agosto, mostraram os dados mais recentes da Administração Geral das Alfândegas. Este é o maior volume de minério de ferro brasileiro importado pela China até agora em 2020, mostram os dados.

A China normalmente vê o pico das importações de minério de ferro do Brasil na segunda metade do ano. O aumento das importações ajudou a aumentar a demanda por tonelada-milha nos navios commodities.

A demanda tonelada-milha é calculada multiplicando o volume movido em toneladas métricas pela distância percorrida em milhas junto ao frete marítimo. Cobrir uma distância maior implica em menor disponibilidade de navios, mesmo que o tamanho total da frota permaneça o mesmo ou, ao contrário, compensa o aumento da oferta de tonelagem.

Perspectivas otimistas de curto prazo
“Até agora, o mercado ainda é promissor, e o desempenho do quarto trimestre das commodities depende principalmente da demanda do frete marítimo do Brasil”, disse uma fonte de fretamento com uma siderúrgica chinesa.

Mineradora vale ainda não se manifestou a respeito da mudança no transporte do minério de ferro
Enquanto isso, a mineradora brasileira Vale não anunciou nenhuma mudança em sua orientação de produção de minério de ferro para 2020, que está na faixa de 310 milhões a 330 milhões de toneladas, apesar da paralisação das operações em sua planta de concentração de Viga em 24 de setembro, que impacta 11.000 mt / dia de produção de finos de minério de ferro.

A Vale precisaria exportar pelo menos 107 milhões de toneladas no quarto trimestre para cumprir sua meta para 2020. Como tal, os participantes do mercado esperam que o mercado atual do Brasil seja mais movimentado no último trimestre do que no terceiro trimestre.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.