Decisão do TCU deve adiar leilão em Santos e PA

Publicado em
11 de Dezembro de 2013
compartilhe em:

Na prática, o governo só vai poder marcar as datas do leilões após promover essas alterações. Algumas influem em todas as 29 concorrências

O TCU aprovou ontem estudos de viabilidade para os leilões de 29 terminais portuários em Santos e na região de Belém, mas condicionou as concorrências a 19 modificações nos editais de licitação.

Na prática, o governo só vai poder marcar as datas do leilões após promover essas alterações. Algumas influem em todas as 29 concorrências.

Outras modificam apenas uma ou algumas licitações. Isso deve atrasar a licitação de portos, prevista para o mês que vem.

O TCU apontou que o governo e a EBP (Estruturadora Brasileira de Projetos), contratada para fazer os estudos de viabilidade, falharam no planejamento e nos levantamentos de dados, levando a trabalhos "sem qualidade" e "deficientes", que "não privilegiam a competição".

A decisão do TCU vai ao encontro do que empresas portuárias já vinham apontando como problema. Para o setor de agronegócio, a concentração de terminais poderá prejudicar e encarecer o escoamento.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.