Daer libera tráfego na ponte após nove meses de interdição

Publicado em
26 de Outubro de 2010
compartilhe em:

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) anunciou ontem a liberação da passagem de veículos na ponte sobre o Rio Pardo, na VRS-847, na divisa entre os municípios de Vera Cruz e Rio Pardo. A estrutura estava interditada como medida preventiva há nove meses, por problemas causados pela erosão em uma das cabeceiras durante as fortes chuvas em janeiro. A recuperação custou ao Estado R$ R$ 1,78 milhão.

Mesmo com a estrutura embargada desde 14 de janeiro, somente no início de abril ocorreu o início da reconstrução, executada pela empresa Sogel. O mau tempo atrasou a entrega dos serviços, prevista para dois meses atrás. Conforme o coordenador do 3º Distrito do Daer, João Luiz Lenz Fontoura, mesmo que a demora dos serviços tenha dificultado a rotina dos moradores, a melhoria representa um marco histórico para as duas cidades. Além do restauro da parte antiga, também foi erguida uma armação de 65 metros sobre o Rio Pardo. O trabalho de revitalização da plataforma, construída em 1983, envolveu o reforço de fundação e de pilares, troca de aparelhos de apoio, aterros, colocação de corrimãos e pintura.

Com a conclusão da etapa principal do trabalho, o Daer solicitou o auxílio das prefeituras envolvidas para a execução dos serviços de enrocamento de aterro. A medida evita a erosão do solo e o descalço do muro de contenção com as enchentes. A prefeita de Vera Cruz, Rosane Petry, vistoriou o trecho na manhã de ontem e se manifestou favorável à parceria. "Sem a ponte, o caminho era mais longo e gerava prejuízos. Agora, tudo volta ao normal e a comunidade não precisará mais enfrentar nenhum transtorno", comentou Rosane.

Para a prefeita, a obra de infraestrutura possibilita o desenvolvimento da economia e do setor primário. "Muitas pessoas dependem desse roteiro para o seu sustento", ressaltou. Diversos agricultores utilizam a ligação para vender produtos ou mesmo para ir até a cidade mais próxima e suprir necessidades básicas. Igualmente, caminhoneiros ocupam a via para o transporte de insumos agrícolas e o escoamento da produção. 

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.