CVT realiza I Seminário de Segurança no Trânsito Brasileiro

Publicado em
30 de Abril de 2010
compartilhe em:

A Comissão de Viação e Transporte (CVT) promoverá, no dia 5 de maio, o "I Seminário de Segurança no Trânsito Brasileiro". O evento foi motivado pela ação da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu o período entre 2011 e 2020 como a "Década de Ações para a Segurança no Trânsito", com o objetivo de unir esforços contra o número crescente de mortes e lesões ocorridos no trânsito mundial.

O presidente da Subcomissão Especial para revisão do Código de Trânsito Brasileiro, o deputado federal Hugo Leal, projetou o evento argumentando que a violência no trânsito já atingiu números inaceitáveis, com desperdícios financeiros altíssimos. Só no Brasil, de acordo com o Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas o (IPEA), os custos dessa violência giram em torno de R$30 bilhões anuais.

O seminário será dividido em dois painéis. O primeiro abordará o tema "Década de Ações pela Segurança no Trânsito", no qual Leal, autor de um projeto de lei com essa proposta (PL 6319/09), será um dos palestrantes. Também Jean Todt, representante da Fundação Internacional de Automobilismo (FIA Foundation), foi convidado para falar sobre a campanha "Make roads safe", que motivou a ONU a instituir a Década de Ações.

O segundo painel tratará do Plano Nacional para Redução das Vítimas de Acidentes de Trânsito e será aberto pelo presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, deputado federal Beto Albuquerque, autor do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PL5525/09). Ainda deverá estar presente o diretor da ONG francesa Prèvencion Routière, Pierre Gustin, para apresentar o modelo francês de prevenção de acidentes.

Ao final do evento, a CVT reunirá as contribuições em uma carta compromisso, que deverá ser aprovada por todos os participantes, e encaminhada para os candidatos a cargos executivos federais e estaduais e para os atuais prefeitos e governadores. Além disso, a carta será entregue, também, aos ministros da Casa Civil, das Cidades, da Saúde, da Justiça, dos Transportes, da Educação, do Trabalho e Emprego, ainda ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e às entidades da sociedade civil. A intenção é viabilizar a implementação das sugestões apresentadas na carta.

Informações:

Data: 5/5/2010

Local: Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados

Horário: das 9h às 18h

Inscrições: Clique aqui e faça sua inscrição gratuitamente ou diretamente no local no dia do evento.

Telefones de contato: (11)3216-6853 / 3216-6854

Observação: O evento é aberto a todos os interessados devidamente inscritos

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.