O custo elevado do frete é um dos principais entraves para a melhoria do ambiente de negócios do país. No e-commerce, ele representa um tremendo estorvo. Segundo o Estudo de Propensão ao Consumo da SAP de 2018, o preço do frete é responsável por 70% do abandono de carrinho.
Na hora de finalizar a compra, o serviço pode representar até 40% do valor total e variar 400% de uma loja para outra. Também não há qualquer similaridade de preços entre os estados, o que costuma deixar os consumidores desnorteados.
Outro estudo, desta vez realizado pelo Reduza Fretes, ferramenta que compara os valores praticados pelas empresas, constatou variação de 151% entre as lojas durante a Black Friday.
Em Roraima, segundo informações de Neto Gonçalves, sócio do Reduza, o custo do frete representou 28,9% do preço final do produto, o percentual mais alto entre os lugares pesquisados Em São Paulo, foi de 7,1%. Para efeito de comparação: em alguns estados americanos, o índice não chega a 3%.